01 abril, 2010

É tempo de Páscoa...


Vitrine no Centro de Lund.

Hoje eu a Bia e a Laura fomos passear no Shopping Nova Lund. As belezinhas queriam comer no Mc’Donalds. Há outro no centro de Lund mas queríamos aproveitar para dar uma voltinha nas lojas.

Assim que saímos de casa nos deparamos com algumas crianças vestidas de “bruxas e super homens”. Não entendemos, mas disse às meninas que podia ser algo relacionado à Páscoa. Por falar em Páscoa esta será a primeira vez em que não compramos aquela variedade de ovos de chocolate. Um mais encantador que o outro, as crianças competem para descobrir quem tem o brinquedo mais bonito de surpresa e compramos para os adultos um de cada sabor. O da mãe o diamante negro, da Mô um bem grande e bonito, do Márcio um bem recheado de amêndoas ou castanhas e assim por diante... O momento da troca é delicioso, mas acaba e depois ficamos arrependidos de tanto comer. No dia seguinte certamente será dia de dieta principalmente porque é segunda. É sempre assim...
Hoje pensando sozinha percebi que nem me lembrei dos chocolates para o domingo! E pensando novamente confesso que eles não farão falta! Liguei a internet na Canção nova e ouvi a palestrante dizendo que precisamos ser fiéis ao amor de Deus, nos encantar com suas coisas e suas palavras. Jesus em sua simplicidade nos salvou e morreu por nós.É puro amor, não conseguimos explicar em palavras. O que estou eu fazendo para ser fiel ao seu amor? O desafio está no dia a dia, nas pequenas coisas, é assim que vamos crescendo e aprendendo a sermos pessoas melhores, está no coração. É Páscoa, momento de parar e reencontrar o sentido da vida. Pensar em nossas imperfeições...

Voltando para a pequena bruxinha que vimos na rua, li que na Quinta feira Santa as crianças aqui saem fantasiadas de bruxas da Páscoa (Påskkärring) batendo de porta em porta e ganhando balas que são trocadas por cartões de páscoa.Outra tradição sueca é de algumas pessoas decorarem suas casas com gravetos que têm penas de galinha colorida na ponta(påskris).Colocam esses gravetos na água e depois de alguns dias , começam a nascer folhas verdes, que indicam a chegada da Primavera naquela casa. Essas coisas que parecem um tanto estranhas representam os ramos como são conhecidos no Brasil.


Na história biblica diz-se que quando Jesus entrou em Jerusalém, no domingo anterior à páscoa, o povo o recebeu cobrindo o chão com folhas de palmeira e acenando para ela com essas folhas. Nos tempos antigos, na sexta-feira santa, o “chefe da casa” batia, com esses gravetos, nas crianças e empregados (!) para assegurar que eles não iriam esquecer o sofrimento de cristo na cruz. Isso era feito ainda enquanto eles estavam na cama e foi costume até o meio do século XVIII em muitas regiões da Suécia. É comum também algumas pessoas colocarem ovinhos ou bruxinhas na ponta desses gravetos, ao invés de penas. Essa semana a Bia me deu um ovo cozinho decorado que pintou na escola. Outro costume? Certamente. O que importa é que ficou lindo e eu adorei o presente!



A minha família e amigos que tanto desejo ver e abraçar agora, uma Santa e abençoada Páscoa! Amo vocês.

Loja de Hobby - Ovos para pintar e decorar - Lund, março de 2010.

0 comentários: