27 maio, 2010

Um canto pra chamar de meu...


Nunca fui cozinheira como mãe e irmã Flávia são, mas de verdade isso nunca me incomodou. Preferia mesmo lavar louças e varrer uma casa a picar cebolas , bater bolos e assim vai…. Mas o amor aconteceu. Um cantinho que gostei mesmo não sendo por mim decorado e organizado com as minhas coisas. É aqui que fico sozinha e acompanhada de minhas ferramentas . Converso comigo, divago no tempo, olho pela janela e o dia passa. Brigo com as panelas e com o fogão que resolve queimar tudo ao mesmo tempo que me ajuda a servir o que fiz de melhor no dia. É ali que o calendário está e consigo acompanhar de perto quantos dias faltam pra receber mãe e amigas. É ali que sento e choro de saudades e de alegria por estar aqui mesmo que longe, saudável e cheia de vida.

Lugar de novidades, de surpresas, confidências e descobertas. Ensino e aprendo na cozinha. Enquanto cozinho, Beatriz e Laura realizam com alegria as tarefas que planejo matando a saudade de ser professora. É ali que recebo com um café as visitas brasileiras que são poucas mas me deixam cheia de entusiasmo . Um canto só meu e de todos.



(Pintura em acrílico, "Minha família" , por Laura F. Moraes)
...intitulado por ela

Todos os dias aprendo na minha cozinha como separar o lixo que nunca foi exercitado por mim no Brasil. Separando o lixo, compreendo que nem tudo é lixo. Dias atrás resolvi recolher o coador de café para secá-lo e decorar uma capa de caderno. Há também latinhas e potinhos plásticos que transformam-se em arte do Mr. Maker, personagem da Discovery Kids .



(Pintura em acrílico, "Boat Malmö ", Beatriz F. Moraes)

intitulado por ela e melhor, em inglês!

Hoje ela encontra-se um pouco diferente, sendo meu local predileto, tentei colocar alguns objetos do meu gosto. Na mesa não pode faltar uma toalha bem colorida com um vasinho de flor, na parede quadrinhos pintados pelas minhas artesãs menores decora e alegram o espaço. Cozinhar aqui é menos dolorido, é mais simples e prazeroso. É exatamente nesta intimidade que me debruço e, por instantes posso dar as costas para o mundo.


Esta sueca abrasileirada cozinha faz da minha morada o meu lar. Pode entrar. Tire os sapatos como fazemos nós e fique a vontade. Ela também é sua!

Participo hoje da Brincadeira "Vida Simples" idealizada pela divertida Mila Viegas do blog "Mila's Ville - Open- House. O tema sugerido para semana é : Vida Simples no Lar!

25 maio, 2010

Oslo - Parte I


Aceito o convite do marido fomos conhecer a Noruega. Desta vez pelo mar a bordo de um navio vislumbrando a paisagem e desfrutando das atrações que um passeio como este pode nos oferecer.Como já comentei viajar pelo mar nunca me animou pelo medo que sempre foi maior. Mas fui.

Tenho comigo a certeza que devo aproveitar as oportunidades que surgirem pois estar aqui é uma situação única diante do que ainda tenho por viver.



quando pequenos acreditamos que as coisas são maiores do que parecem ser.....
(Bia já em terras norueguesas, maio de 2010)

O pacote é acessível e atraente mas se optarmos por um pouco mais de luxo os preços serão outros. A alimentação fica à gosto do freguês e claro que com valor acrescido a hospedagem, vale a pena! Para as crianças há uma programação a bordo com direito a piscinas- aquecidas, playgrounds, cinema, competições, caça ao tesouro, concurso de danças, prêmios, uso de internet entre outros. Já para os adultos diferentes bares com bandas, saunas, piscinas, hidro, cinema, e um free shopping de brilhar os olhos.


enquanto Laurinha dormia no carrinho, do sofá a Bia nos fotografava aproveitando a música ...


Porém nada do que é oferecido se compara a admirar do piso superior a paisagem que é de arrepiar, o movimento das águas quando o navio passa deixando seu rastro e marcando pra sempre a nossa história.....




Antes da viagem buscamos informações sobre os pontos mais importantes a conhecer no país já que não teríamos muito tempo em Oslo. O navio aponta na capital às 9h30 retornando à Dinamarca às 5 da tarde. Fizemos um “sightseeing” parando em alguns dos pontos turísticos da cidade. O primeiro deles foi ao “Parque Vigeland” (que conto hoje) com 32 hectares de puro verde conhecendo algumas das 212 esculturas - peladas- de Gustav Vigeland (escultor norueguês) feitas em bronze, ferro e granito. Peladas mesmo, sem nenhuma folhinha, sem plumas e sem paetes...O parque é frequentado por pessoas de diferentes idades pois além da arte que habita aquele lugar, o mesmo oferece um amplo e inesgotável verde , excelente para piqueniques além de playgrounds para as crianças.

(Beatriz e Laura, Parque Vigeland, Olso, maio de 2010)




Entre as estátuas do Parque não faltam crianças, adolescentes, adultos e idosos que, embora estejam como vieram ao mundo, revelam o clima do autor que parece ser absolutamente familiar. Vê-se o pai carregando o nenê no colo, crianças brincando com a mãe, o avô e a avó numa terna conversa, um único senão ( ou se sim): estão peladões...ehhhhhh


Bem no centro do parque há um “monolito” de 17 metros de altura onde 121 figuras nuas se misturam. É curioso principalmente para as crianças (Bia e Laura fizeram milhões de perguntas) observarem as pessoas assim nesta situação, exatamente como vieram ao mundo.





Embora o parque não apresente nada que deponha à moral, Gustav era considerado pelos amigos um aficionado pelo sexo. Li ainda que os traços de seus esboços revelavam uma sexualidade brutal, algo quase beirando a sugestão de estupro.

Outra interpretação desta pseudo violência para aqueles anos de recato e pureza talvez fosse o fato do artista colocar homem e mulher em pé de igualdade. Mulher era sexuada e dominante, um misto de dar prazer e fazer sofrer. Talvez reflexo de sua própria vida, pois Gustav, casado, pai de duas crianças, encontrou numa menina de dezessete anos sua musa inspiradora, uma melhor amante e a modelo ideal de suas obras.

Com esta garota, manteve um romance durante anos sem nunca ter se separado da esposa. Dentro de tanta “sacanagem”, o parque nada tem de pornográfico e quem vai lá, sente que ali a nudez é só poesia....









Espero que apreciem as fotos,
Abraços,
Françoise





24 maio, 2010

Mares do Norte



No último dia 17, neste post do blog Café com bolo, recebemos a surpresa da querida Glorinha de Lion que poderíamos escrever mais um dia no Colorindo a Vida, escolhendo entre as que mais gostamos, uma entre as oito cores já sugeridas por ela na brincadeira. É claro que optei pelo azul. Como já contei aqui é a minha cor preferida. Se primeiro busquei no céu o tema para o meu azul, agora vamos nós para o norte da Europa nas calmas águas da Noruega.


(Percurso Copenhagen-Oslo)

Saimos de mares dinamarqueses a fim de conhecer Oslo, capital da Noruega em um passeio de navio pelo qual sempre jurei que nunca entraria.

(Torres eólicas - Referência em mares de Copenhagen, Dinamarca)

O mar em tons de azul esverdeado do Norte seduz, encanta e nos proporciona momentos de puro prazer. Sua águas de superfície descem dois ou três quilômetros, formando uma região fria e rica em oxigênio no fundo. Como resultado, há uma corrente superficial quente e uma corrente profunda fria correndo ao longo da costa ocidental da Noruega. Atualmente, variações e flutuações nessas correntes são bastante monitoradas, pois pensa-se que são indicadoras de mudanças de clima no País.



As quase trinta horas na companhia do mar que nos levou a Capital da Noruega, nos mostrou que sua atmosfera é mágica e suas paisagens deslumbrantes, formadas por rios, florestas e grandes quantidades de rochas.


(Pequenos vilarejos em mares noruegueses)


Minha opinião agora é um pouco diferente mesmo tendo passado muito mal no segundo dia enquanto voltávamos. Balançando cada vez menos, os navios ainda são cenários para desconfortos estomacais principalmente depois de uma apenas 1 cerveja acompanhada do marido. Estar no conforto desfrutando da paisagem azul junto as águas é realmente digno de mudança de postura.



(Pôr do sol, já a caminho de casa...)

Nossa visita a este azul de grande imensidão, deixou rastros brancos nas águas e no coração.....


"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo".

Carlos Drummond de Andrade


PS.: Mesmo tendo para mim semelhante valor, infelizmente hoje estou as pressas postando pois acabamos de chegar de viagem.
Quero com calma escrever mais sobre este passeio que deixou saudades.

21 maio, 2010

Lund é você?

A pacata e tranquila Lund parecia outra desde semana passada. Toda a cidade sendo reabastecida para o Carnaval que acontece de 4 em 4 anos como já contei aqui.

(Centro de Lund, maio de 2010)

Hoje estava tudo uma loucura. Na estação central pessoas saindo de todos os lados, restaurantes que para a festa estão a céu aberto encontram-se lotados. A temperatura em Lund também está em festa pois os termometros têm registrado 19 graus o que para a grande maioria já é verão.

*Pausa para contar das roupas das suecas: Se no inverno elas andam de saias, imaginem agora, estão peladas!!!!

Os gramados da cidade estão completamente forrados de jovens lanchando e bebendo. E como bebem! Pela primeira vez me deparei com policiais pelas ruas de Lund. Todas as grandes praças estão estruturadas com barracas de diferentes tipos e banheiros públicos foram instalados por toda a cidade. É realmente uma grande festa mas se relacionada a um carnaval, bem diferente dos que são organizados no Brasil.


(Apresentação da Fanfarra em uma das praças de Lund, maio de 2010)



(Desfile de estudantes nas ruas de Lund, maio de 2010)

Para passear pela principal estrutura da Festa é preciso pagar 200 coroas (equivalente a R$52,00 por pessoa). Até 4 horas da madrugada dos dias 21, 22 e 23, uma multidão de pessoas estará em festa despedindo -se do primeiro semestre de 2010 que encerrará agora em junho quando a cidade voltará a calma sem os estudantes que estarão em férias.


(Principal entrada para o Carnaval de Lund)


Com minhas duas "cotoquinhas" é claro que optamos apenas por observar o movimento e provar algumas iguarias que hoje estavam espalhadas pelas ruas....


( Camembert ao molho de frutas)

Ótimo final de semana!

17 maio, 2010

Amarelo canola

Pois é, este não é mais um post da blogagem coletiva não , mas pela tristeza de ter finalizado ontem , derepente me peguei brincando sozinha...kkkk


Os dias aqui tem sido longos, a noite começa às dez quando o sol se vai. Precisamos fazer as meninas dormir cedo pois acordamos antes das 7h para levá-las à escola. Quando pedimos que deitem elas logo gritam:

- Mas mamãe ainda está claro!!!

Todos os dias é preciso explicar que além do horário de verão , estamos próximos ao Polo Norte (cerca de 3.000 Km) e quanto mais nos aproximamos do verão o Sol permanece por mais tempo iluminando a nossa região, devido ao ângulo de inclinação de rotação da Terra. Mal sabem elas, que quando estivermos no pico do verão teremos sol até quase meia noite. Em compensação, no inverno teremos apenas de 5 a 6h de claridade e aí será ao contrário, acho que irão hibernar.



Isso tudo pra dizer que diariamente depois que chegam da escola é preciso dar uma "canseira" nelas (literalmente falando). Quando marido chega vem ele com umas ideias mirabolantes de andarmos de bicicleta às 7h30 da noite quando já estou acabada!




E vamos nós desta vez rumo as plantações de canola que até agora só tínhamos observado de dentro do ônibus. Não precisarei continuar escrevendo para que sintam a beleza deste amarelo....



São fortes e crescem rápido, acima o mesmo campo da fazenda com neve e abaixo 2 meses depois com a canola crescendo...





"O vento é o mesmo. Mas sua resposta é diferente em cada folha."

Cecília Meireles

16 maio, 2010

Branco gelo


Hoje é o ultimo dia da brincadeira “Colorindo a vida" idealizada pela Glorinha do blog Café com bolo. Quero apenas dizer que a proposta aguçou meus sentidos uma vez que buscava o colorido além daquele que meus olhos já enxergavam, cores e brilhos que ficarão para sempre na memória. A experiência trouxe-me o mundo expandido e mais rico interiormente. À Glorinha agradeço pela oportunidade de crescimento e pelos vínculos estabelecidos na brincadeira!

A cor sugerida por ela para finalizar a blogagem é o branco e diante desta só me veio a mente o gelo presenciado aqui assim que chegamos. Branco da cor do meu signo de câncer, da luz e branco do frio!

..olhinhos curiosos e surpresos para o lago congelado - 08/03/2010, dia da nossa chegada na Suécia.


Pois bem, saímos do Brasil num calor de 36 graus e chegamos em Lund com -2 graus. Uma mudança assustadora que foi sendo superada pela curiosidade e o desejo de tocar , pisar e sentir aquele pálido gelo do chão. Desejo de curvar -se diante de tanta beleza oferecida de graça. Imaginei-me dentro daquele contexto como nas histórias conhecidas apenas pela TV.

Foto do trem a caminho de Estocolmo, 31/03/2010


Estocolmo,Capital da Suécia ainda com gelo em abril/2010.


Apesar do gelo a vida precisaria transcorrer em seu percurso normal e isso não foi tão fácil. O mais cômodo seria permanecer em casa no conforto dos aquecedores. Para os que já estão aqui ele vira brincadeira, faz parte da rotina na estação que para muitos é a mais divertida do ano.



Calçadas, entradas das casas, ruas, parques e muito mais cobertos na cor "branco gelo" que pra mim só existiam nas paredes da minha casa. Para sair a Laurinha reclamava pedindo colo com medo de escorregar, a Bia nem aí. Corria e caia molhando as calças e as luvas com alegria no rosto e eu com ar de preocupação e chatice de mãe.


Laurinha chorando pelo colo, março de 2010.

O que realmente marcou foi o dia em que marido me chamou para espiar na janela. Era ela que vinha quietinha fazendo presença e tornando-se inesquecível. Admirar a neve caindo é incondicionalmente estar no colo de Deus. Diante daquela janela a felicidade não era só branca, ela representava a vida e a luz diante dos meus olhos.



Mais um inverno virá e com ele o prazer de descobrir o que a natureza nos reserva. Se a neve vier, que seja bem vinda para que possamos desfrutar da sua beleza, do seu cheiro e das cores do seu branco....

"A beleza é a única coisa preciosa na vida.
É difícil encontrá-la mas quem consegue descobre tudo."
Charles Chaplin



13 maio, 2010

Todo ser humano tem uma mania....eu também tenho as minhas!


Recebi o convite da querida Cintia do Blog "Meu Cantinho" para participar de uma brincadeira postando algumas coisas sobre mim que você não conhece. Aceitei o desafio e estive aqui a pensar o que escrever, difícil tarefa mas vamos lá, só consigo pensar em situações não tão normais para os padrões".... e será que existem padrões de normalidade?????

  • Quando era pequena tinha um cobertor laranja que cheirava para dormir, minha mãe não podia nem por reza "brava " lavá-lo pois dormir sem aquele cheiro no meu nariz seria a morte. É claro que o "cheirinho laranja" infelizmente não existe mais só que continuo dormindo com um cobertor cheio de pelinhos que ganhei do meu avó quando casei e que hoje substitui o da infância. Faça calor ou faça frio. Se ele veio para Lund? Claro que não! Com tantas bagagens eu deveria escolher entre passar frio aqui sem meus casacos ou me agasalhar na rua com meu cobertor...kkkk

  • Não uso blusas sem mangas. Essa é demais né? No calor de 40 graus também não? Raramente! Desde que me conheço por gente meus braços são gordos e falam que eram parecidos com os da minha avó que também sempre foram gordinhos. Não que eu não quisesse ser comparada com ela, mas ter aqueles bracinhos ninguém queria. Depois de muitas dietas desde os meus quinze anos, eles estão pra lá de feios! Agora então é que não uso mesmo!!! Vestidinhos no verão de "rachar a mamona"só de manguinhas..... morro de vergonha!!


  • Tenho a mania de ir lavando as louças da pia enquanto cozinho, acho que isso herdei da minha mãe. Enquanto não lavo todas não consigo sentar à mesa e fico incomodada quando vejo minha queridíssima irmã deixando tudo pra depois. Vou cozinhando e guardando tudo no lugar, ah e a pia não pode ficar molhada, se isso acontecer me dá uma sensação de bagunça geral!


  • Adoro rabiscar papéis, quando pequena minha mãe ficava furiosa comigo pois as agendas telefônicas de casa eram forradas com minha letra. Hoje este cenário não mudou muito. Em casa quando sento para conversar com alguém e avisto um papel à frente....tchan, tchan, tchan, tchan?! Na certa! Não sobra nada!
  • Próxima??Chega né? Kkkkk....

Sei que todo ser humano tem uma mania, eu tenho muitas mas algumas não me orgulho de tê-las. Quando me atrapalha procuro me policiar para não exagerar e quando incomoda o meu próximo é hora de parar. E você? Tem?? Fique a vontade para brincar também!


Fotos: Sr. Google, é claro!


11 maio, 2010

É Primavera!


A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.



Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.


Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação.


Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.


Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.




Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.



Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.



Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.



Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.


Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

(Fotos: Jardins de Lund, abril/maio,2010)

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

09 maio, 2010

Um passeio no ZOO!

Estamos na penúltima cor, é isso Glorinha? Que pena, a blogagem coletiva está chegando ao fim....SNIIF!!! Hoje é o dia do verde. Estava a tempo esperando por esta cor pensando no que escrever porém depois do nosso domingo resolvi mudar. Isto pois fizemos um passeio muito proveitoso . Depois de muito ensaiar olhando na internet a previsão do tempo, vai dar sol , vai chover, está ventando, nublado......Fomos! Mochila nas costas e muito verde a frente. Pegamos o trem rumo a Copenhagen, capital da Dinamarca para um dia no ZOO. Pelo caminho o passeio já valeria por conta da paisagem que é exuberante. Extensos campos verdes cobriram os nossos olhos nos deixando apáticos diante de tanta beleza natural.

(Foto do trem a caminho de Copenhagen- maio/2010)

O ZOO fica em meio a um grande e lindo parque por onde encontramos mais de 10.000 mulheres correndo. Tivemos a oportunidade de ir caminhando já que o ônibus não poderia por ali percorrer.


(Parque Sondermarken, junto ao Frederiksberg Palace, próximo ao ZOO de Copenhagen)


Visitar um jardim Zoológico oferece muitas oportunidades de voltar a ser criança e foi exatamente assim que me senti no dia de ontem. Mergulhamos no mundo dos animais rodeados por muito verde viajando por diferentes lugares do mundo. Acompanhe:


Camelo Bactrian

Canguru


Girafa



Pinguins



Urso Polar


Hipopótamo


Leão marinho


Aqui estava me sentindo em casa, o local quente e abafado reproduzia a Floresta Tropical que nos deixou a vontade para conversar com os bichinhos....kkkk! As borboletas desfilavam pelas nossas cabeças ...



É impressionante como podemos com tão pouco aprofundar a vida e os nossos cinco sentidos focando nas emoções e sentimentos neste mundo que nos rodeia.....


Outro momento mágico foi observar a proteção da mãe com seu filhote, fiquei por muitos minutos desfrutando da cena .


Babuíno


Posso dizer que o verde causou-me literalmente um efeito relaxante e sedativo no dia de ontem. Não foi preciso atenolol para diminuir minha pressão , só o verde e os animais, portanto ; o ministério da saúde recomenda: O verde faz bem ao coração!



"Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo- os na ponta do nariz!"

Mário Quintana