11 maio, 2010

É Primavera!


A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.



Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.


Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação.


Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.


Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.




Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.



Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.



Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.



Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.


Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

(Fotos: Jardins de Lund, abril/maio,2010)

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

14 comentários:

Anônimo disse...

oie... te achei passeando pelos blogs..
amei seu cantinho, amei as tulipas!!!

add vc nos meus blogs favoritos, assim venho te ver sempre!!!

bjsss

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Quero me perder por entres esses bosques cor de rosa e esse jardim de lund, colocar mochila nas costas, acompanhada de marido e filho, rumo à esse paraíso!! Amei!


Amanhã estarei te convidando à participar de uma brincadeira, espero que goste e fique à vontade para declinar!

beijos

Bordados e Retalhos disse...

Passei para deixar um abraço carinhoso. Lindo demais esse post. Adorei tudo. Bjs

Dani Franken disse...

Que lindo, Fran... As tulipas estão de capotar! que coisa maravilhosa poder vivenciar isso!
Adorei,
Beijos,
Dani

Glorinha L de Lion disse...

Que coisa mais linda!
E esse poema da Ceília Meirles é muito lindo mesmo...quantas tulipas nascendo e florindo...nada como a primavera num país onde as estações são bem definidas, né? Beijos querida!

Beth/Lilás disse...

Clap Clap!
Aplaudo quem faz uso da poesia para colocar lindas imagens, aliás eu sempre fiz isso lá no meu cantinho, adoro poesia e fotos.
Sortuda, isso é o que você é, podendo presenciar toda esta beleza aí agora.
Aproveita bem!
bjs cariocas

Fla disse...

Que fotos maravilhosas!
Parabéns!
Beijos

Vicentina disse...

Lindo texto, lindas fotos...
Bjs

orvalho do ceu disse...

Que maravilha de jardins! Meu Deus!
Estonteante!
Desfrute-os por nós, querida, é pura delicadeza da natureza para vc...
Bjs

Françoise disse...

Tatá, Cintia, Giovana, Glorinha, Beth, Orvalho, Vicentina e Dani,

Realmente é um espetáculo esta paisagem, não consigo ver e não clicar nelas...ehehehe. As estações são muito bem definidas e isso nos encanta os olhos e o coração. A natureza é perfeita!

Beijinhos pra vocês....

Kamyla disse...

Fran!!!!!
Aproveita as tulipas, pois elas morrem rapidinho,snif...
Bjosssssssssssss.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Passo novamente para convidar vc a particIpar da BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL que foi pré lançada no meu blog dia 12 e está sendo divulgada hoje, dia 13.
SUA CONTRIBUIÇÃO NOS SERÁ PRECIOSA...
ENTRETANTO,FIQUE À VONTADE!
Um bj no seu coração

Regina Guedes disse...

Que delícia!!! Como está linda a cidade!!! Adoro o cheiro de flor, as cores das flores... adoro a primavera! Ai bem mais "visível" e talvez, por isso, mais exuberante!!!! Aproveite esta dádiva que você está presenciando!!!! (Deu uma pontinha de inveja!!! Rs, rs, rs)
Beijinhos,
Regina

Márcio Almeida Júnior disse...

Belas fotos. Parabéns!