25 maio, 2010

Oslo - Parte I


Aceito o convite do marido fomos conhecer a Noruega. Desta vez pelo mar a bordo de um navio vislumbrando a paisagem e desfrutando das atrações que um passeio como este pode nos oferecer.Como já comentei viajar pelo mar nunca me animou pelo medo que sempre foi maior. Mas fui.

Tenho comigo a certeza que devo aproveitar as oportunidades que surgirem pois estar aqui é uma situação única diante do que ainda tenho por viver.



quando pequenos acreditamos que as coisas são maiores do que parecem ser.....
(Bia já em terras norueguesas, maio de 2010)

O pacote é acessível e atraente mas se optarmos por um pouco mais de luxo os preços serão outros. A alimentação fica à gosto do freguês e claro que com valor acrescido a hospedagem, vale a pena! Para as crianças há uma programação a bordo com direito a piscinas- aquecidas, playgrounds, cinema, competições, caça ao tesouro, concurso de danças, prêmios, uso de internet entre outros. Já para os adultos diferentes bares com bandas, saunas, piscinas, hidro, cinema, e um free shopping de brilhar os olhos.


enquanto Laurinha dormia no carrinho, do sofá a Bia nos fotografava aproveitando a música ...


Porém nada do que é oferecido se compara a admirar do piso superior a paisagem que é de arrepiar, o movimento das águas quando o navio passa deixando seu rastro e marcando pra sempre a nossa história.....




Antes da viagem buscamos informações sobre os pontos mais importantes a conhecer no país já que não teríamos muito tempo em Oslo. O navio aponta na capital às 9h30 retornando à Dinamarca às 5 da tarde. Fizemos um “sightseeing” parando em alguns dos pontos turísticos da cidade. O primeiro deles foi ao “Parque Vigeland” (que conto hoje) com 32 hectares de puro verde conhecendo algumas das 212 esculturas - peladas- de Gustav Vigeland (escultor norueguês) feitas em bronze, ferro e granito. Peladas mesmo, sem nenhuma folhinha, sem plumas e sem paetes...O parque é frequentado por pessoas de diferentes idades pois além da arte que habita aquele lugar, o mesmo oferece um amplo e inesgotável verde , excelente para piqueniques além de playgrounds para as crianças.

(Beatriz e Laura, Parque Vigeland, Olso, maio de 2010)




Entre as estátuas do Parque não faltam crianças, adolescentes, adultos e idosos que, embora estejam como vieram ao mundo, revelam o clima do autor que parece ser absolutamente familiar. Vê-se o pai carregando o nenê no colo, crianças brincando com a mãe, o avô e a avó numa terna conversa, um único senão ( ou se sim): estão peladões...ehhhhhh


Bem no centro do parque há um “monolito” de 17 metros de altura onde 121 figuras nuas se misturam. É curioso principalmente para as crianças (Bia e Laura fizeram milhões de perguntas) observarem as pessoas assim nesta situação, exatamente como vieram ao mundo.





Embora o parque não apresente nada que deponha à moral, Gustav era considerado pelos amigos um aficionado pelo sexo. Li ainda que os traços de seus esboços revelavam uma sexualidade brutal, algo quase beirando a sugestão de estupro.

Outra interpretação desta pseudo violência para aqueles anos de recato e pureza talvez fosse o fato do artista colocar homem e mulher em pé de igualdade. Mulher era sexuada e dominante, um misto de dar prazer e fazer sofrer. Talvez reflexo de sua própria vida, pois Gustav, casado, pai de duas crianças, encontrou numa menina de dezessete anos sua musa inspiradora, uma melhor amante e a modelo ideal de suas obras.

Com esta garota, manteve um romance durante anos sem nunca ter se separado da esposa. Dentro de tanta “sacanagem”, o parque nada tem de pornográfico e quem vai lá, sente que ali a nudez é só poesia....









Espero que apreciem as fotos,
Abraços,
Françoise





19 comentários:

Tati disse...

Fran, você fez mais do que expor as fotos, contou toda a história. Deixou vontade de conhecer, mas eu PRECISO comentar uma coisa: O que é a Laurinha de óculos escuros? kkk Apaixonei!
Beijos.

Kamyla disse...

Fran!!!!!
Menina, que passeio maravilhoso!!!!!Tb quero,rsrsrs.
Muito obrigada por nos permitir viajar com vc e ser nossa guia!!!Adorei os detalhes da história desse lugar!!!!
Gde bjo!!!!!E espero as outras partes da aventura!!!!!

Ah...ficaremos em Philly por 3 anos e depois mais 2 anos, sem local definido ainda...mas,por enquanto, não pensamos em voltar para o Brasil...acho q viveremos por aqui(USA) mesmo...

Regina Guedes disse...

Confesso que tenho um tantinho... tá um tantão de medo de navio. Mas diante de tanta beleza dá para perder o medo!!! Aguardo as cenas dos próximos capítulos.
Beijinhos

Yo Neris disse...

Fotos maravilhosas e relato igualmente magnífico, Fran
Bjossss mil

Beth/Lilás disse...

Sim, apreciei as fotos, estão ótimas!
Mas o tal Gustav apesar de ter cometido um adultério e tanto, não transparece em sua obra este traço meio quase pedófilo. hehe
Muito interessante um lugar onde as pessoas olham o nú sem ficarem envergonhados e sim enlevados pela poesia das imagens e lugares.
Linda viagem!
Conta mais, vai!
bjs cariocas

Somnia Carvalho disse...

Françoise amiga fresca,

adorei este seu post de Oslo!
Incrivel que renato foi mas era muito inverno e so neve em tudo, parece outro canto... apesar de eu reconhecer quase todas as fotos suas...

Eu entendi que vcs passaram o dia, mas quanto tempo levou a viagem dentro do navio? a noite toda?

o angelo, tal como a bia, ficou louco pelo barcãooo... esses passeios sao otimos porque a gente descansa e a criancada tambem!

se eu ainda conseguir quem sabe...

Somnia Carvalho disse...

Ah! a Tati tem razao, as meninas tao fofas demais... os oculos e tal! mas vc com essa cara de brava ai minha santa so engana!

voce e boazinhaaaaaa que so, um amor de pessoa, suas fotos nunca tinham denunciado isso pra mim... ate segunda...

Françoise disse...

Sônia,
Fiquei muito feliz pelos comentários, você é mesmo uma pessoa surpreendente, vem nos posts de trás p/ frente.....ehhhhh, coisas de Sônia!!!
Quanto ao passeio é caracterizado como mini cruzeiro, são 14 h de viagem p/ ir mais 14 horas para voltar, passa rápido, com tantos afazeres nem sentimos, infelizmente passei muito mal na volta pois pegamos uma noite de muito vento e ainda a tónha aqui bebeu cerveja.....
Bjos


* É só entrar no site da DFDS que tem passeios diariamente p/ Oslo.

www.DFDSseaways.se

Dani Franken disse...

Fran, que viagem de sonhos!!!
Lindo...
Beijos,
Dani

Isadora disse...

Fran que viagem fantástica. Eu a fiz lendo a sua narrativa que por sinal é excelente.
A sua descrição dos lugares e principalmente, a carga de emoção já que você é uma das protagonistas dessa história.
Obrigada por compartilhar conosco um pouquinho da sua aventura.
Um beijo

Glorinha L de Lion disse...

Oi amiga, que passeio maravilhoso...nada como um país que vê a nudez como algo natural....nascemos pelados e morremos nus...pelo menos nus no sentido de que nada levaremos conosco quando nos formos...adorei saber essa estória desse escultor! beijos.

Lu Souza Brito disse...

Fran,
Passei aqui rapidinho pra te deixar um beijinho. Outra hora venho com calma para ler seu post inteirinho e com atenção.
beijokas!

Vivi disse...

Querida Frannnn
Que delícia seus posts... viajei junto!!!!
Andei um pouco ausente..me desculpe...sei q estou em falta com tantas visitinhas aos meu Amigos de blog... mas tá tudo voltando ao normal...inclusive minha conexão opr aqui...rsrs
vc disse uma coisa que achei demais... e é bem por aí... qdo vctava com medo do navio...do mar... mas mesmo assim foi... e disse:
"Tenho comigo a certeza que devo aproveitar as oportunidades que surgirem pois estar aqui é uma situação única diante do que ainda tenho por viver."
suas palavras eram as que eu precisava ouvir hj... e cedinho estou aqui e recebendo-as para mim.... obrigada
Em cada manhã vemos a imagem de Deus consolando nosso coração né... não .. não estou triste não... apenas passando umas corriqueiras tribulações...rsrs
Querida... aproveite tudo ttudo... e vai colocando as fotos para nos deliciarmos aqui tá!!!!
Bjs

Elaine disse...

Fran, que delícia, fiz mais uma viagem....
Como é bom passar por aqui, são tantas coisas que nem sei o que comentar, apenas dizer mais uma vez Obrigada!
Beijos e um lindo final de semana!

Lúcia Soares disse...

Françoise, são imagens lindas, que nada sugerem de sexualidade. A nudez deve ser encarada com naturalidade, na arte.
Pena que garotas que posam pra Playboy e afins dizem que foi "nu artístico", o que nem de longe é o caso.
Adorei a viagem, fui junto com você a este parque maravilhoso.
Como lhe disse antes, navio não é meu sonho de viagem, mas acho que se me deparar com a oportunidade, agora, nessa altura da vida, boba de mim se não encarar o medo e entrar nessa maravilha navegante, né?
Beijos e bom fim de semana!
(o meu começa agorinha mesmo!)

Regina Coeli disse...

Olá Françoise,

Vim lhe fazer uma visita e agradecer seus emocionantes comentários sobre a história do AMIGO FRANCISCO e acabei viajando de carona nesse post riquíssimo tão bem apresentado por você com fotos belíssimas e expressiva narrativa.
Fiquei conhecendo um pouquinho desse lado de lá...
Que coisa boa!!! Agradeço por compartilhar suas vivências!!!
Que realmente você possa aproveitar as oportunidades que surgirem para conhecer, aprender e desfrutar dessas terras distantes, junto das filhas lindas e do marido.
Que Deus abençoe muito vocês!!!
Com carinho Regina Coeli

Unknown disse...

Que legal!! Sou fã de um cruzeiro marítimo, mas nunca fui por essas "bandas"...Não conheço o norte da Europa, mas está nos meus planos pra logo que for possível!

As fotos como sempre incríveis, passando pra nós uma sensação de estar junto!
Que ótima diversão vcs tiveram, fico feliz em ver!

Que passem aí um ótimo final de semana,

Abraço,
Renata

A DONA DO MUNDO LEILA disse...

FRAN É ISSO MESMO...TEMOS QUE APROVEITAR TODAS AS OPORTUNIDADES QUE APARECEM NA NOSSA VIDA ,QUE PASSEIO MARAVILHOSO E AS FOTOS FICARAM LINDAS.BEIJOCAS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PRA TODOS AÍ

Fátima disse...

Que delícia Fran (se me permite), deixa esse medo de lado e bora conhever tudinho que aparecer.
Lindas as fotos, as filhinhas, a narrative, tudo.
Quanto a nudez, tudo depende com que olhos olhamos, o da alma e do coração sempre nos levarão boas imagens e sensações.

Aproveite bastante.
Fique com Deus .
Beijinhos.