21 agosto, 2010

Segunda parada: Veneza


Nossa segunda e rápida parada foi em Veneza. Localizada no nordeste da Itália, é famosa por seus canais, seus monumentos , museus, pelo carnaval, casinos e pelo Festival de cinema.




Um lugar encantador caracterizado pelo romantismo a que nos submete, Veneza me deixou ainda mais sonhadora. Há muitos que dizem não gostar alegando ser uma cidade suja, com mau cheiro ou com pouca estrutura. Eu não diria o mesmo.




Na parte mais antiga o transporte continua sendo a pé ou pela água. Não há carros por ser construida sobre a água. Cruzamos a ilha pelo transporte público chamado de "vaporetto" que é uma embarcação típica da cidade possuindo 25 rotas que nos liga a diferentes pontos. Há ainda muitas embarcações privadas que circulam pelas cidade e ilhas como os barcos-táxis mais utilizados por turistas.




Vaporetto, transporte público de Veneza.


Cheguei a Veneza sonhando em andar de gôndolas mas só o que não imaginei é que os valores fossem tão salgados. Sem problemas ,o espetáculo de cores e brilhos da cidade não destruiu os meus sonhos. A noite, as luzes refletem na água e aquele lugar se torna mágico.


Passeios de gôndolas


Ponte do Rialto, Veneza.

O que mais me chamou a atenção e me entristeceu, foi ver de pertinho que as águas que cruzam Veneza sào agora sua maior ameaça. Fui ler melhor sobre isso (Scientific American Brasil) e descobri que a famosa praça São Pedro e o centro da vida social veneziana, está a apenas 5 cm acima do nível normal da maré alta. A linda praça fica 10 cm submersa quando há inundações, o que acontece cerca de 100 vezes por ano.

E as coisas estão piorando. Em janeiro de 2001, um oitavo da cidade esteve embaixo d'água. Acrescente- se a isso que o nível previsto do mar está subindo devido ao aquecimento global, e o perigo da cidade afundar sem deixar vestígios torna-se tristemente claro. Há hoje um consórcio privado (CVN) de engenheiros e arquitetos que trabalham com projetos de comportas móveis para conter as inundações. Há muitas casas, lojas e hoteis como o que ficamos que já não utilizam o piso inferior do prédio. Vimos ainda que a Basílica de São Marcos também estava com muita água no piso.


Prédios já bastante comprometidos.

Uma pena. Veneza é uma cidade incomparável, completamente diferente de qualquer outra. Com seu estilo singular e harmonioso vai deixar saudades....

Ao fundo, Praça São Marcos


Basílica São Marcos

16 comentários:

chica disse...

Liiiiiiiiinda Veneza!

Coisa linda e que saudades me deu!

Adorei rever!

beijos,tudo de bom,chica

Isadora disse...

Minha amiga, vou voltar para me deliciar com seu post com calma, mas te confesso que se tinha alguém faltando lá, para mim, era você. Gostaria muito de poder ter te dado um abraço pessoalmente, mas não me preocupo pois sei que teremos essa oportunidade.
Um beijo enorme para você

Yo Neris disse...

Fran
Uma viagem a Veneza, bem como toda a Itália, está entre os meus sonhos de consumo.Tenho planos para o próximo ano...Vamos ver,rs.
Beijinhos

Beth/Lilás disse...

Querida Fran!
Que sorte e grande privilégio tiveram vocês em poder ver de perto toda esta beleza! Legal ver que aproveitaram de maneira gostosa esta viagem.
E, só faltou mesmo você neste encontro carioca. Mas, em breve vc estará aqui e faremos outro novamente.
um beijo grande carioca

Nilce disse...

Oi, Fran

Que post lindo!
Veneza faz parte do sonho de muitas pessoas. É uma pena mesmo o que está acontecendo e o que ainda pode vir a acontecer.

Adorei as fotos.

Bjs no coração!

Nilce

She disse...

Ei queridaaaaaa uma delícia esses seus posts, viajo junto... rsrs Amei as fotos!
Beijo, beijooooo! ;)
She

Celia disse...

Que fotos maravilhosas. Viajei com voce. Veneza parece mesmo, ser muito linda. Boa semana. Bj

Astrid Annabelle disse...

Publiquei um comentário que sumiu e me deixou sem saber se foi enviado. Eu disse que viajei com você Françoise, pelas lindas imagens.
Se este for o segundo comentário delete-o por favor.
Um beijo grande e agradecido.
Astrid Annabelle

Vicentina disse...

Que lindas fotos e que lugares maravilhosos, pena estar ameaçado.
Bjs

Gina disse...

Françoise,
Também tive sorte de visitar Veneza numa época (outubro) boa, sem inundação ou mau cheiro. Não tenho do que reclamar, correspondeu totalmente às minhas expectativas!
Visitar a Itália como um todo foi um sonho realizado.
Rever essas imagens é emocionar-se novamente, não?
Bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Fran querida! Ai me deu saudade...ver essas fotos....ui minha Itália.
Mas apesar de eu ter achado Veneza linda, me deu um negócio por dentro que não sei explicar, uma sensação ruim...vai ver eu fui vêneta em outra vida e sofri muito lá...hehe beijocas amore!

Fla disse...

Que lugar maravilhoso.
E que dia lindo estava fazendo hein?
=)
Beijos

Tatiana disse...

Aii...Veneza...tao romantico!!Quando fui,foi com uma amiga de mochilao com 18 anos, outro esquema,né?Dinheirinho apertaaado..rsrs, mas curtimos muito.Comprei umas mascaras lindas de carnaval que tenho até hoje.
Sou louca para ir com maridao!
Adorei as fotos Fran.
E aí?Como foi a acordada hoje..rsrs?Aqui foi duro,galera voltando a rotina!
Bjs.
Tati.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Fran você precisava estar em nosso encontro também!! mas isso não é impossível, sabemos que se Deus permitir, a nossa desvirtualização irá acontecer também!!

Bom, quanto a Veneza, o que dizer dessa cidade encantadora, tenho loucura de visitá-la e andar de gôndolas... hehehe Puro romântismo, não?!

Mas fiquei triste em saber que mais uma vez, o aquecimente ganha força, mas uma vez a irresponsabilidade de muitos estão afetando e praticamente destruindo lugares como esse.

beijos

Lúcia Soares disse...

Lindas fotos, Françoise. Linda cidade. Post completo, com seus esclarecimentos. Assim é que é bom, você compartilha conosco a história. Viajar é isso, informar-se, apreciar o que vê, sem deslumbre de apenas estar ali, mas fazer parte do lugar enquanto lá estiver.
Um dia vou, se Deus quiser e o medo de avião me deixar.
Sabe que nem de longe entrarei nessas gôndolas, né? Nem, nem!
Tenho "cisma" de água, também!
Terapia djá!
Beijos!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Que marvilha poder desfrutar desse Paraiso maravilhoso!
E que bom mostra as fotos pra todos...
Boa tarde e tenha muita serenidade.
Bjs