15 agosto, 2010

Primeira parada : Roma

Vaticano, Praça São Pedro.

Morar na Europa nos aproxima da oportunidade de conhecer outros lugares pois como sabem , geograficamente falando os países são bem próximos. Como já sonhávamos em conhecer a Itália e França, escolhemos Roma, Veneza e Paris pelos poucos dias em que dispunhamos.




Descemos em Milão e viajamos mais 4 horas de trem até Roma. É uma delícia sentar no trem e apreciar em tom bucólico as paisagens que cruzam continentes e nos conecta à diferentes culturas. Além do mais são confortáveis , modernos e rápidos.





Coliseu, Roma




Chegando em Roma, confesso que fiquei um pouco assustada com o jeito agitado, alto e ríspido de alguns italianos. As cidades estavam completamente cheias de turistas e o calor nos deixava mais cansados para andar. Cruzamos Roma a pé, imaginem que no primeiro dia caminhamos 7 horas para chegar ao Vaticano parando de minutos em minutos para apreciar e sentir na alma cada lugar visitado. Já conhecia Roma por filmes, por livros, pela Glorinha. Agora foi diferente. Estar naquele lugar me transportou a história, me aproximou da cultura, da beleza , de seu passado milenar.


Fontana di Trevi, Roma

Fiquei boquiaberta, emocionada, pensativa e feliz. Não por dizer "óh, estou na Itália!!!!!" e sim por saber o quão significativo era estar ali, fazendo minha história e deixando cravado pra sempre tantos momentos experimentados junto a uma cultura única e majestosa. Os filmes agora estavam aqui dentro.




Ruínas, Roma


Praça da República, Roma

Com apenas três dias na cidade optamos por conhecer alguns dos pontos mais visitados. Fizemos muitos dos passeios a pé e outros de metrô que são acessíveis e nos levam a todos os cantos da cidade. Com um mapa nas mãos podemos nos situar rapidamente buscando os locais de preferência. Digo que conhecer a história faz toda a diferença no turismo.



Capela Sistina, por Michelangelo

Os monumentos, a arquitetura romana bastante influenciada, sua cultura, seu passado histórico- brotam a cada cantinho da cidade. Não há tempo para reclamar de dores nos pés, nas pernas ou de fome. Só para suspirar e admirar.


Monumento a Vittório Emanulle

Se você também tem o sonho de conhecer a Itália, não deixe de sonhar. Não importa a que Roma você queira visitar. A antiga, a cristã, a Roma atual, enfim..... como o próprio ditado diz, "todos os caminhos levam a Roma!". Ao escolher qualquer um deles, tenha certeza que você estará entrando em um mundo fascinante em que muitas realidades distintas convivem harmoniosamente em um mesmo espaço. Conhecida como "A cidade eterna" , Roma tem realmente a vocação de encantar a quem tem a oportunidade de estar junto a ela, portanto, sejam bem vindos!!!

PS:
Desde já agradeço a todos que por aqui passarem. Como as férias estarão terminando,vamos aproveitar para viajar mais um pouquinho. Quinta feira estarei de volta.

Abraços e boa semana a todos!
Françoise

18 comentários:

chica disse...

Que lindo e adorei rever Roma,cidade que adoro e me traz saudades!

Lindas fotos e lindos lugares.Valeu muito,não?

beijos,tudo de bom, aproveita bem!chica

Isadora disse...

Minha amiga, por enquanto fico por aqui apreciando o seu relato e as suas imagens. O sonho de tomar esse banho de cultura só poderá se tornar realidade daqui há alguns anos. Enquanto isso conheço algumas cidades atrav´s de seus olhos.
Boa viagem, aproveitem muito e até a volta.
Um beijo

Beth/Lilás disse...

Que lindos!!!!
Quer dizer, Roma e você, claro!
Tá lindona com seu cabelão castanho heim garota!
Roma ainda não conheço, tá na lista, mas só de ver as fotos e relatos dos amigos, sei que vou chorar quando ver de perto tanta beleza feita por mãos talentosas como este Michelângelo.
Aproveita a mãezinha aí do lado e façam lindas viagens.
beijinhos cariocas

Glorinha L de Lion disse...

Oi fran querida, rever esses lugares, saber que vc conheceu la mia Roma...ai que saudade me deu, mas fiquei feliz por vc! É encantadora, comovente, maravilhosa, tudo isso e mais um pouco não é? Vai ter muitas lembranças e muita coisa pra contar. Beijos e até sua volta! Aproveita bem!

Açuti disse...

Oiii Fran,

que descrição maravilhosa!!! Viajei lendo seu texto e vendo as fotos!!!

Boa viagem!!

bjksss

Astrid Annabelle disse...

Ai que delícia Françoise! Imediatamente me lembrei da viagem que fiz à Roma. Senti bater forte o peito. Estive em todos esses lugares que mostrou através das fotos...lindas fotos!
Como você é bonita!
Me conta um segredo: jogou moedinhas na Fontana di Trevi? eu joguei uma saquinho cheio para ter certeza que voltaria!!!hehehe
Reza a lenda que assim é!
Boas férias e continue mostrando as imagens...estamos viajando junto!
Um beijo grande para você e sua família!
Astrid Annabelle

Taia Assunção disse...

Você foi fofa dizendo que os romanos são ríspidos...eles são é mal educados mesmo. A cidade é tudo isso que você falou, mas fiquei realmente frustrada com a grosseria deles. Beijocas!

Socorro Melo disse...

Oiê,

É meu sonho conhecer a Itália, sempre foi, especialmente Roma. Fico babando ao ver essas fotos. Vou continuar sonhando, e quem sabe um belo dia não realizo?
As fotos estão lindas.

Grande abraço
Socorro Melo

Bordados e Retalhos disse...

Adorei conhecer Roma através de suas lentes. Aproveite bastante. Bjs

Fla disse...

Que lindo que deve ser ver tudo isso de pertinho!
Bjs

Nilce disse...

Oi, Fran

Cansativo, mas espetacular o passeio. Fotos maravilhosas. Gostaria muito de conhecer também, mas infelizmente não posso fazer uma viagem tão longa.

Aproveite muito!

Bjs no coração!

Nilce

Celia disse...

Que viagem mais linda hem?? Imagino como vc adorou tudo. As fotos estao maravilhosa. Nao conheco Roma mas Paris sim. Sou apaixonada pela aquela cidade. Bj e bemvinda.

Lu Souza Brito disse...

Fran,

Roma, assim como Paris faz parte dos meus sonhos, planejamento futuro.
Que lindo ver assim pelos teus olhos. O lugar é deslumbrante e sempre apreciamos por filmes, revistas, documentarios, mas nada substitui a experiencia do "estar" no local, seja que cidade for.
E você disse uma coisa muito importante: a história para o turismo é tudo! E é importante as pessoas estudarem um pouco sobre os locais que visitarão para que possam entender e aproveitar melhor o passeio, a viagem, a experiencia.

Beijooooooooos

Vivi disse...

Oiiiiiiiii Frannnnn!!!!
Faz um tempão que não te visito!!!!desc viu
Menina... cada foto hein!!!!
Aproveita muito por aí!!!
bjs

Lúcia Soares disse...

Françoise, acho que Roma e Paris estão no imaginário de muitas pessoas. Eu adoraria conhecer esses lugares.
Aproveita bastante as férias!
Beijos!

José Leite disse...

Francoise :

Há que aproveitar enquanto é tempo1
A vida é bem curta!

She disse...

Ei querida, amei as fotos! Tudo lindo! Bjo, bjo!
SHe

Clarissa Dri disse...

Lindas as fotos Fran, que bom que vocês gostaram do passeio e aproveitaram bastante!!! Eu aqui no sul sinto saudades aí do norte e penso bastante em vocês. abraços em toda a família! Clarissa