Vaticano, Praça São Pedro.
Morar na Europa nos aproxima da oportunidade de conhecer outros lugares pois como sabem , geograficamente falando os países são bem próximos. Como já sonhávamos em conhecer a Itália e França, escolhemos Roma, Veneza e Paris pelos poucos dias em que dispunhamos.
Descemos em Milão e viajamos mais 4 horas de trem até Roma. É uma delícia sentar no trem e apreciar em tom bucólico as paisagens que cruzam continentes e nos conecta à diferentes culturas. Além do mais são confortáveis , modernos e rápidos.
Coliseu, Roma
Chegando em Roma, confesso que fiquei um pouco assustada com o jeito agitado, alto e ríspido de alguns italianos. As cidades estavam completamente cheias de turistas e o calor nos deixava mais cansados para andar. Cruzamos Roma a pé, imaginem que no primeiro dia caminhamos 7 horas para chegar ao Vaticano parando de minutos em minutos para apreciar e sentir na alma cada lugar visitado. Já conhecia Roma por filmes, por livros, pela Glorinha. Agora foi diferente. Estar naquele lugar me transportou a história, me aproximou da cultura, da beleza , de seu passado milenar.
Fontana di Trevi, Roma
Fiquei boquiaberta, emocionada, pensativa e feliz. Não por dizer "óh, estou na Itália!!!!!" e sim por saber o quão significativo era estar ali, fazendo minha história e deixando cravado pra sempre tantos momentos experimentados junto a uma cultura única e majestosa. Os filmes agora estavam aqui dentro.
Ruínas, Roma
Praça da República, Roma
Com apenas três dias na cidade optamos por conhecer alguns dos pontos mais visitados. Fizemos muitos dos passeios a pé e outros de metrô que são acessíveis e nos levam a todos os cantos da cidade. Com um mapa nas mãos podemos nos situar rapidamente buscando os locais de preferência. Digo que conhecer a história faz toda a diferença no turismo.
Capela Sistina, por Michelangelo
Os monumentos, a arquitetura romana bastante influenciada, sua cultura, seu passado histórico- brotam a cada cantinho da cidade. Não há tempo para reclamar de dores nos pés, nas pernas ou de fome. Só para suspirar e admirar.
Monumento a Vittório Emanulle
Se você também tem o sonho de conhecer a Itália, não deixe de sonhar. Não importa a que Roma você queira visitar. A antiga, a cristã, a Roma atual, enfim..... como o próprio ditado diz, "todos os caminhos levam a Roma!". Ao escolher qualquer um deles, tenha certeza que você estará entrando em um mundo fascinante em que muitas realidades distintas convivem harmoniosamente em um mesmo espaço. Conhecida como "A cidade eterna" , Roma tem realmente a vocação de encantar a quem tem a oportunidade de estar junto a ela, portanto, sejam bem vindos!!!
PS:
Desde já agradeço a todos que por aqui passarem. Como as férias estarão terminando,vamos aproveitar para viajar mais um pouquinho. Quinta feira estarei de volta.
Abraços e boa semana a todos!
Françoise