30 agosto, 2010

Quase outono e o verão volta a acontecer aqui dentro...

Jardim Botânico, Lund

Enquanto isso

Na pequena Lund

O sol aparece acanhado,

Frio, gelado,

Ríspido


Jardim Botânico, Lund

Ainda assim

Meu coração

Guarda aqui dentro

Recordações bem quentes,

Aguarda o outono

Em clima pra lá de tropical


Jardim Botânico, Lund

Uma mistura de sentimentos

Invade a alma

Jardim Botânico, Lund

Pra mim,

O céu azul,

Claro e quente

Aparece agora

Mais aberto do que nunca


Martens Fälad, Lund


É tempo de plantar

A vida é feita de fases

Está na hora de grandes mudanças!


27 agosto, 2010

Deixe a raiva secar....

Raiva secando.....


Confesso que hoje estou com dificuldades em postar sobre o tema proposto na Blogagem coletiva pela querida Glorinha. Não sei bem o porquê da dificuldade, Freud poderia explicar, mas eu não - neste momento- .

A raiva é um sentimento mesquinho que me deixa pra lá de mal. Não por tê-la constantemente comigo, pelo contrário, mas talvez por sentí-la por mim mesma, quando faço escolhas erradas ou quando me sinto extremamente injustiçada por algo. Ai que raiva me dá.

Busco ser tranquila e paciente mas mexeu comigo ou com aqueles que amo, fico cega por minha própria raiva. Mas é comigo entendem? E acho que é isto que me deixa pior pois consigo acabar comigo em segundos, ergggggggg...... É preciso ser cautelosa pois o medo foge e a raiva ataca e neste momento posso me cercar de fraqueza e me machucar ainda mais.

Nada que uma boa noite de sono pra acordar mais sensata, buscando me livrar de tudo que não me trará benefícios nenhum a não ser mais um "aprendizado" a fazer com o acontecido. Muitas vezes vejo que o melhor é silenciar e enxergar a mim mesma. Colocá-la no varal, as vezes, é o melhor remédio.

Tô confusa hoje, rs....liga não, melhor que estar com raiva não é????

Beijos e ótimo final de semana!
Françoise

24 agosto, 2010

Conversas na cozinha...(4)


Marido chegou em casa no almoço extremamente revoltado. Muito irritado, disse que queria rebelar-se.

- O que foi?

- Li hoje cedo, que Vampeta, Popó, Maguila, Tati quebra barraco, Marcelinho carioca, Batoré, Tiririca, Mulher pera, Mulher melão, Ronaldo Esper entre outras "frutas" são candidatos a Deputado.

- O quê , e isto existe???

- Um absurdo... uma vergonha....

- Também acho Fran, leia a entrevista com Tiririca que te mandei por e mail pra ter noção do que estou falando....

- Olha só pra onde nossas filhas estào indo? O pior é que há muitos que fazem piada com esta desgraça, acham graça e fortalecem o que há de errado.

- É , pra não achar horrível isto tudo basta não sair do Brasil.


Indignação,

...

Ele saiu da cozinha e não quis mais conversar.


21 agosto, 2010

Segunda parada: Veneza


Nossa segunda e rápida parada foi em Veneza. Localizada no nordeste da Itália, é famosa por seus canais, seus monumentos , museus, pelo carnaval, casinos e pelo Festival de cinema.




Um lugar encantador caracterizado pelo romantismo a que nos submete, Veneza me deixou ainda mais sonhadora. Há muitos que dizem não gostar alegando ser uma cidade suja, com mau cheiro ou com pouca estrutura. Eu não diria o mesmo.




Na parte mais antiga o transporte continua sendo a pé ou pela água. Não há carros por ser construida sobre a água. Cruzamos a ilha pelo transporte público chamado de "vaporetto" que é uma embarcação típica da cidade possuindo 25 rotas que nos liga a diferentes pontos. Há ainda muitas embarcações privadas que circulam pelas cidade e ilhas como os barcos-táxis mais utilizados por turistas.




Vaporetto, transporte público de Veneza.


Cheguei a Veneza sonhando em andar de gôndolas mas só o que não imaginei é que os valores fossem tão salgados. Sem problemas ,o espetáculo de cores e brilhos da cidade não destruiu os meus sonhos. A noite, as luzes refletem na água e aquele lugar se torna mágico.


Passeios de gôndolas


Ponte do Rialto, Veneza.

O que mais me chamou a atenção e me entristeceu, foi ver de pertinho que as águas que cruzam Veneza sào agora sua maior ameaça. Fui ler melhor sobre isso (Scientific American Brasil) e descobri que a famosa praça São Pedro e o centro da vida social veneziana, está a apenas 5 cm acima do nível normal da maré alta. A linda praça fica 10 cm submersa quando há inundações, o que acontece cerca de 100 vezes por ano.

E as coisas estão piorando. Em janeiro de 2001, um oitavo da cidade esteve embaixo d'água. Acrescente- se a isso que o nível previsto do mar está subindo devido ao aquecimento global, e o perigo da cidade afundar sem deixar vestígios torna-se tristemente claro. Há hoje um consórcio privado (CVN) de engenheiros e arquitetos que trabalham com projetos de comportas móveis para conter as inundações. Há muitas casas, lojas e hoteis como o que ficamos que já não utilizam o piso inferior do prédio. Vimos ainda que a Basílica de São Marcos também estava com muita água no piso.


Prédios já bastante comprometidos.

Uma pena. Veneza é uma cidade incomparável, completamente diferente de qualquer outra. Com seu estilo singular e harmonioso vai deixar saudades....

Ao fundo, Praça São Marcos


Basílica São Marcos

19 agosto, 2010

Autoestima.


Gente boa,

Tô de volta e pra ficar, rs.... Chega de viajar! Vida normal. Agora é pensar na casa, no almoço do marido, na lancheira das meninas, nas roupas do colégio, no supermercado da semana, na leitura dos livros, na vida que está por vir. Tempo de ocupar a mente e me preparar para a velha-nova vida que quase se aproxima. Tempo de pensar em mim, de cuidar do meu interior. Como fazer tudo isso se não estiver bem?

Não posso transferir para os outros o poder de ser feliz e esta é uma luta diária vivida por mim. Penso até que desde o dia em que sai da barriga da minha mãe busco por ela. Lembro-me que quando adolescente esta luta também me perseguia , primeiro porque sempre fui gordinha e sabem que enquanto mulheres isto nos incomoda. Hoje continuo brigando com a balança mas isto não é tudo, minha felicidade vai além. Busco minha saúde e minha paz interior. Faço planos 'na minha companhia' , mesmo que "cheinha" (não desistindo das minhas dietas é claro, rs..) mas com o meu jeito mais "leve" no sentido humano de ser.

Pássaros na Catedral de Notre Dame em Paris, por M.Moraes

"Momentos mágicos em que nos sentimos realmente amados
pela simples condição de possuir a vida..."

Pôr do sol, Helsinki, Finlândia, por M. Moraes


Não é um movimento nada fácil, tenho muito o que aprender com aqueles que já viveram muito mais do que eu, também tenho minhas crenças e a garantia de ter uma família que me ama. Isso faz muita diferença na minha história de perseverança. Minha autoestima está na minha essência, naquilo que sou e que busco ser. Na minha capacidade de amar e no contato com a minha verdade é que estarei mais próxima do que tanto almejo, longe de armadilhas e de tudo que me afaste dela. E assim vou eu.....buscando me autoconhecer para me amar.....


"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada...

Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas.

A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

Clarice Lispector


*Este texto participa da Blogagem Coletiva sobre "Sentimentos e Emoções" organizado pela Glorinha de Lion do blog: Café com Bolo.

15 agosto, 2010

Primeira parada : Roma

Vaticano, Praça São Pedro.

Morar na Europa nos aproxima da oportunidade de conhecer outros lugares pois como sabem , geograficamente falando os países são bem próximos. Como já sonhávamos em conhecer a Itália e França, escolhemos Roma, Veneza e Paris pelos poucos dias em que dispunhamos.




Descemos em Milão e viajamos mais 4 horas de trem até Roma. É uma delícia sentar no trem e apreciar em tom bucólico as paisagens que cruzam continentes e nos conecta à diferentes culturas. Além do mais são confortáveis , modernos e rápidos.





Coliseu, Roma




Chegando em Roma, confesso que fiquei um pouco assustada com o jeito agitado, alto e ríspido de alguns italianos. As cidades estavam completamente cheias de turistas e o calor nos deixava mais cansados para andar. Cruzamos Roma a pé, imaginem que no primeiro dia caminhamos 7 horas para chegar ao Vaticano parando de minutos em minutos para apreciar e sentir na alma cada lugar visitado. Já conhecia Roma por filmes, por livros, pela Glorinha. Agora foi diferente. Estar naquele lugar me transportou a história, me aproximou da cultura, da beleza , de seu passado milenar.


Fontana di Trevi, Roma

Fiquei boquiaberta, emocionada, pensativa e feliz. Não por dizer "óh, estou na Itália!!!!!" e sim por saber o quão significativo era estar ali, fazendo minha história e deixando cravado pra sempre tantos momentos experimentados junto a uma cultura única e majestosa. Os filmes agora estavam aqui dentro.




Ruínas, Roma


Praça da República, Roma

Com apenas três dias na cidade optamos por conhecer alguns dos pontos mais visitados. Fizemos muitos dos passeios a pé e outros de metrô que são acessíveis e nos levam a todos os cantos da cidade. Com um mapa nas mãos podemos nos situar rapidamente buscando os locais de preferência. Digo que conhecer a história faz toda a diferença no turismo.



Capela Sistina, por Michelangelo

Os monumentos, a arquitetura romana bastante influenciada, sua cultura, seu passado histórico- brotam a cada cantinho da cidade. Não há tempo para reclamar de dores nos pés, nas pernas ou de fome. Só para suspirar e admirar.


Monumento a Vittório Emanulle

Se você também tem o sonho de conhecer a Itália, não deixe de sonhar. Não importa a que Roma você queira visitar. A antiga, a cristã, a Roma atual, enfim..... como o próprio ditado diz, "todos os caminhos levam a Roma!". Ao escolher qualquer um deles, tenha certeza que você estará entrando em um mundo fascinante em que muitas realidades distintas convivem harmoniosamente em um mesmo espaço. Conhecida como "A cidade eterna" , Roma tem realmente a vocação de encantar a quem tem a oportunidade de estar junto a ela, portanto, sejam bem vindos!!!

PS:
Desde já agradeço a todos que por aqui passarem. Como as férias estarão terminando,vamos aproveitar para viajar mais um pouquinho. Quinta feira estarei de volta.

Abraços e boa semana a todos!
Françoise

13 agosto, 2010

Vivendo um dia de cada vez...

por Márcio Moraes

Meus queridos amigos,

Estou de volta. Agradeço imensamente todas as visitas e tanto carinho expressado através dos comentários deixados nos dois últimos posts. Senti realmente muita falta de todos e deste nosso mundinho mas ganhei um presente e não poderia deixar passar. Digo (escrevo) "presente" pois realmente foi. Sempre sonhei em conhecer a Itália e hoje posso dizer que consegui realizar mais um de tantos sonhos que nos movem, nos fazem seguir adiante. Aproveitamos ainda para conhecer Paris na tranquilidade de que podemos viver um dia de cada vez. Foi assim que me senti nestes dias na boa e carinhosa companhia do marido. Sem atropelos, sem fadiga- apenas as dos pés de tanto que andamos, rs , sem ansiedades e sem angústias. Ontem já foi ontem, já é passado e não retornará mais. Hoje é hoje, é presente, é o agora. Amanhã é futuro e trará consigo seus próprios cuidados....


Quero me desculpar pois sei que é sexta e não consegui postar sobre a "inveja" , tema do qual participaria com todos vocês na Blogagem coletiva. Só descobri hoje pela manhã o assunto mas sinceramente não consegui me aproximar do computador durante o dia uma vez que sugamos de todos os carinhos doados pela Bia e pela Laura superando os dias de nossa ausência. Somente agora (quase meia noite) e depois que dormiram é que sentei para escrever e visitar alguns blogs.

À você querida Glorinha, digo que ainda estou digerindo o pouco do que vivi na "sua" e agora também "minha" amada Itália..... conte comigo na próxima sexta!


Forte abraço,
Françoise

08 agosto, 2010

Para você, meu Pai ...e para todos os outros!


Amo você...

Continuo viajando com marido mas deixei este post programado para o meu pai. Este do qual sempre esteve ao meu lado com seu jeito doce, sereno e paciente. Quando dele escrevo me lembro de tantas situações de infância que sinto imensa saudade por tanto carinho já dedicado.

Desencanado como só ele, me acordava para ir a escola com suas músicas aprendidas no quartel. Eu com minha irritação de todas as manhãs e ele nem aí com todo o amor do mundo. Lembro me ainda de quando sentavamos na mesa da cozinha de casa para que ele me ensinasse com a laranja da fruteira, os movimentos de rotação e translação que tentava aprender no primeiro ano do colégio. Era assim com as tarefas, com os milhares de livros que líamos no sofá da sala, com seus sonhos em detalhes, com as cartinhas deixadas na geladeira e embaixo do travesseiro na intenção de ganhar coisas, rs....

Sei ainda que todos os presentes, cartinhas e bilhetes de colégios que fazíamos nos dias dos pais ainda estão guardados em sua pasta preta. Delícia recordar... Mesmo com seu jeito sereno não deixava de dar boas broncas quando algo não ia bem. Seu silêncio também m ensinou muitas coisas. Meu pai!


Um brinde !

Ficaria aqui por um bom tempo escrevendo e escrevendo mas nada é mais importante que o amor que sinto por você! Obrigada por ontem , por hoje e pelo futuro que plantou para mim.

Receba meu abraço e meu amor por você!!!

Bom domingo! Bom almoço com minhas irmãs já que nossa mãezinha está por aqui!

Françoise


06 agosto, 2010

Ajustando os desejos



Google

Faz parte da nossa vida estar muitas vezes sobre influência de fortes desejos. Cada um com suas experiências e trajetórias traz consigo muitos sonhos. Desejar é algo inerente a nossa condição humana e como estou viva, também desejo (e muito).

Quando me "pego" desejando demais, logo me interpreto pra saber se estou tendo um comportamento egoísta. Sou pura emoção buscando o equilibrio na razão e assim faço o movimento (em aprendizagem) de observar se os meus desejos são ou não construtivos (me cobro demais, a psicologia talvez explique, rs). Sei que a cobiça dos olhos em diferentes situações destroe, fere, mata, mas o foco para mim está no essencial.

Hoje o que desejo está aqui dentro, brota do peito e vai longe, não é hipocrisia mas dura para sempre. Na curiosidade que a palavra desejo nos causa, me despeço deixando no ar aquilo que agora apenas os meus olhos vêem e o meu coração deseja....


"Onde está teu tesouro, aí estará também o seu coração".
Mt, 6, 21

Volto daqui alguns dias! Infelizmente nesta sexta não conseguirei visitá-los pois estou viajando com marido e este post foi programado.

Desejo a todos
um bom dia e um ótimo final de semana!

Abraços,
Françoise

Este post participa da Blogagem Coletiva sobre "Sentimentos"
conduzido pela querida Glorinha de Lion
com o tema DESEJOS.