21 maio, 2010

Lund é você?

A pacata e tranquila Lund parecia outra desde semana passada. Toda a cidade sendo reabastecida para o Carnaval que acontece de 4 em 4 anos como já contei aqui.

(Centro de Lund, maio de 2010)

Hoje estava tudo uma loucura. Na estação central pessoas saindo de todos os lados, restaurantes que para a festa estão a céu aberto encontram-se lotados. A temperatura em Lund também está em festa pois os termometros têm registrado 19 graus o que para a grande maioria já é verão.

*Pausa para contar das roupas das suecas: Se no inverno elas andam de saias, imaginem agora, estão peladas!!!!

Os gramados da cidade estão completamente forrados de jovens lanchando e bebendo. E como bebem! Pela primeira vez me deparei com policiais pelas ruas de Lund. Todas as grandes praças estão estruturadas com barracas de diferentes tipos e banheiros públicos foram instalados por toda a cidade. É realmente uma grande festa mas se relacionada a um carnaval, bem diferente dos que são organizados no Brasil.


(Apresentação da Fanfarra em uma das praças de Lund, maio de 2010)



(Desfile de estudantes nas ruas de Lund, maio de 2010)

Para passear pela principal estrutura da Festa é preciso pagar 200 coroas (equivalente a R$52,00 por pessoa). Até 4 horas da madrugada dos dias 21, 22 e 23, uma multidão de pessoas estará em festa despedindo -se do primeiro semestre de 2010 que encerrará agora em junho quando a cidade voltará a calma sem os estudantes que estarão em férias.


(Principal entrada para o Carnaval de Lund)


Com minhas duas "cotoquinhas" é claro que optamos apenas por observar o movimento e provar algumas iguarias que hoje estavam espalhadas pelas ruas....


( Camembert ao molho de frutas)

Ótimo final de semana!

20 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADOREI ESSE CAMEMBERT AO MOLHO DE FRUTAS DEVIA ESTAR DELICIOSO!

Bordados e Retalhos disse...

Ai que delícia essa comida Fran. Esse carnaval aí achei até barato. Pois aqui pra conseguir um abadá e entrar na estrutura de uma festa que chamamos micareta, paga-se 80,00. Bjs

elaine regina disse...

Oi,Françoise
Achei maravilhoso conhecer um pouco de sua vida neste país com paisagens tão lindas.Já estou te seguindo para poder voltar sempre.
Espero sua visita no meu blog:
www.fiodourado2.blogspot.com
Beijos. Elaine Regina

Tati disse...

Minha adorável Fran, adorei saber um pouco mais sobre este carnaval que você já tinha comentado antes, mas este camembert... meu Deus... que coisa de louco, hein? Fiquei com uma vontade...
Estes dias estava mesmo pensando em te perguntar sobre os banheiros públicos. Imagino que aí ninguém faz esta nojeira daqui de fazer xixi em postes e muros, né? Como faz então? Como meninos se viram por aí?
Beijos e bom final de semana com muito carnaval e sem samba!

Kamyla disse...

Fran!!!!!
Que coisa maravilhosa ter uma festa dessas por ai...pode nao chegar aos pes do nosso Carnaval, mas jah dah uma animada, neh?
Adoro conhecer Lund atraves de suas palavras!!!!!!!
P.S.: desculpa a flat de acentos...meu pc foi formatado e maridinho nao ajeitou isso,rsrsrsrs.
Bjosssssssssssssss

Beth/Lilás disse...

Ai, me matou neste final!
Caramba, isso aí deve ser uma iguaria dos deuses! Se o camembert puro eu já traço inteiro, imagino com molho de frutas, mel dels!
Menina, esse carnaval daí deve ser muito gostoso e civilizado, coisa que a gente pode curtir de verdade e com as crianças inclusive.
Beleza! Aproveitem bem este final de semana!
beijinhos cariocas

Françoise disse...

Ahhhh meus queridos , o camembert realmente estava dos deuses, muito bom! A Festa do Carnaval apesar de não ter o nosso samba é sim bastante cutural só que não iremos aproveitar pois havíamos marcado uma viagem pra este final de semana para conhecermos a Noruega.....Voltarei segunda para o post colorido, ehhhhhh

Bjos mil para todos vocês que aqui passarem e abençoado final de semana.


* Tati, realmente não vejo ninguém fazendo "xixi" na rua, há banheiros espalhados pela cidade porém precisamos pagar. Em lojas é dificil encontrar.Para o Carnaval o que foram instalados a cada esquina são aqueles verdes , públicos messsssmo!!!! Mas acho que alguns malucos devem usar sim a rua durante as madrugadas pois no dia seguinte logo cedo, hummmm, um horror o cheiro em alguns cantinhos!
Bjos minha querida!

chica disse...

Que legal ese clima de festa e o melhor pra mim, seria ter esse tal de CARNAVAL de 4 em 4 anos ou de 10 em 10,rsrsr... beijos,lindo fim de semana,chica

Renata Boechat disse...

Querida Fran,vir aqui é um aprendizado constante!

Eu adoro saber sobre povos, países e culturas diferentes...e nesse período ainda estou mais curiosa, já que meus filhos deverão fazer um intercambio no próximo ano, e estamos em fase da escolha dos países onde eles irão!

A Europa é curiosa, e maravilhosa tbm, tantos pequenos países, cada um com suas peculiaridades, suas características, sua língua distinta...

Como eu tenho aproveitado esse seu blog, obrigada por compartilhar tudo conosco!

Um abraço,
Renata

Lu Souza Brito disse...

Ahhhh Fran, lendo seu comentário aqui, fiz a aaaaaaaaaaaa, porque ache que fosse aproveitar este carnaval diferente para contar pra gente mais detalhes.
Mas a Noruega deve ser também um sonho né?
Quero saber também sobre lá...e suas clássicas fotos!

Quel disse...

Oi Françoise, sou nova leitora do seu blog e o encontrei através da Kamyla de Philly.

Sou alucinada por viagens e esse sentimento de se aventurar numa terra estranha, ser estrangeira e ter que se adaptar a um lugar tão diferente do que estamos acostumados. Eu sempre digo, se isso fosse uma profissão, com certeza escolheria como a minha.

Em 2005, quase fui parar nessas bandas daí. Ia morar em Göteborg, mas acabei indo parar no Canadá. Não conheço nada da Escandinávia, a não ser por blogs: tenho uma amiga virtual que mora em Copenhague e agora o seu. Tenho muita vontade tb que conhecer Oslo, na Noruega. Quem sabe um dia.

Acho que hoje li todos os seus posts, se faltou algum, termino assim que tiver tempo. Só queria dizer que é muito bom viajar pela Escandinávia através dos seus posts. Sempre que der,darei uma passadinha por aqui.Vou esperar o seu post sobre a Noruega, afinal, como disse anteriormente, sou anfinzona de conhecer.

Deus abencoe vc e sua familia nessa jornada e tenha certeza: essa experiência é única e so te trará bons frutos. Ah, aproveite poq passa rapido e quando vc voltar, a saudade vai ser grande.

Quel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isadora disse...

Fran que barato e a cidade deve estar muito movimentada já que você comentou que viu policiais, mas parece que a cidade está bem preparada para receber esse mundaréu de gente.
Agora, que camembert é esse. Estou aqui com água na boca...deu vontade de sair correndo e comprar um nem que seja para comer com uma geléia de damasco.
Um beijo e aproveitem a folia.

Dani Franken disse...

Oi Fran, estava dodoi e não visitei as amigas por um tempo, mas já estou de volta. Me atualizei nos teus textos e viajei com eles. Seus relatos são uma delícia!
Beijos,
Dani

Yo Neris disse...

Fran,
Essa festa de carnaval deve ser mesmo bem diferente do carnaval brasileiro,rs.

Fla disse...

Hehehe, que legal. Nossa imagina se falam aqui no Brasil que o Carnaval vai passar a ser de 4 em 4 anos? Risos... o povo morre!
Adorei.
Bjs

Unknown disse...

Oi amiga

Que luxo!!

O doce é de dar água na boca!!

Boa semana!!

Bjs

Ana disse...

Olá!
Passando para conhecer seu cantinho
Parabéns pelas belas fotos postadas,gostei muito.
Boa tarde t+!


Ana.

Somnia Carvalho disse...

perdi essa ai... sou a desligada!

Beth/Lilás disse...

Fran, querida!

Você pediu para ver as outras postagens, então veja:

-http://supremamaegaia.blogspot.com/2009/03/singrando-os-mares-parte2.html


e

-http://supremamaegaia.blogspot.com/2009/03/singrando-os-mares-parte-final.html

beijos