04 maio, 2010

O doce sabor da descoberta!

Conviver em um país diferente aguça-nos a curiosidade quando nos deparamos com situações atípicas. Quero saber a origem das coisas , fico perguntando tudo parecendo que estou descobrindo o mundo. Um exemplo é que por aqui existem algumas tradiçoes onde festas são realizadas e nós quando ficamos sabendo já passou. Isso dificulta nossa adaptação e nos deixa como quando assistimos um belo filme e a energia acaba em seus quinze minutos finais. Agora fico buscando leituras na internet para entender um pouco deste país tão cheio de novidades e pouco conhecido por mim. Sei que vivenciar algumas situações na prática nos faz conhecedores do assunto mas por vezes acabo fazendo de forma mecânica (como a Bia) e não compreensível. Digo Bia pois me lembrei do dia em que a Laura foi aqui na escola pela primeira vez e a senhorita Beatriz, veterana (rsrsrs...) de escolas suecas instruiu a pequena :

- Onde todo mundo for você vai também. E acrescentou:

- Se alguem falar o seu nome e não entender o que estão dizendo é só levantar e ir!

(...que ótima dica hein, mas entendo que descobriu seu jeito próprio de interagir e só por isso já fico feliz)!

Acredito que errar também faz parte da nossa adaptação e tem sido assim que muitas vezes estamos aprendendo. Temos o desejo de conhecer outros lugares por perto, as viagens de trem são lindas mas não é sempre que as meninas estão dispostas pois são pequenas e não aproveitam tudo como nós. Sendo assim desfrutamos do que a cidade pode oferecer mas nem sempre ficamos sabendo. Agendamos um passeio para Oslo, Capital da Noruega exatamente nos dias em que comemoram o Carnaval aqui em Lund. Como saberíamos se somente agora foi divulgado no site? (Vamos publicar um livro com nossos furos, pode deixar…)!!

Para eles, um fenômeno único, que começou em 1849 e acontece agora de quatro em quatro anos. Além do tradicional desfile de carnaval, a festa inclui teatro, circo, dança, cinema, shows e variadas tendas de entretenimento. A programação conta até com a brasileira Simone Moreno intitulada no site como uma das melhores vozes do Brasil. Convidam os suecos para desfrutar de um verdadeiro clima de carnaval com as batidas do Rio. Ah se eles soubessem o que é aquilo!!!

Esta era uma festa que realmente gostaria de participar, conhecer um pouquinho desta tradição tão falada por aqui na cidade mas infelizmente estamos "entre a cruz e a espada".

(Foto: Sr. Google)

Há ainda muito o que compreender daqui, tenho comigo muitas questões "bobas" para serem respondidas. Não dá pra engolir muita coisa goela adentro sem construir conhecimento e resiginificá-los posteriormente. Esse movimento é fascinante. É ter a alegria de ver algo diferente irremediavelmente "morto" em mim e trazido à vida. É único.

Pra você que está ai em qualquer lugar deste mundo, não fique parado. Levanta daí. Vá caminhar nem que seja pra dentro de você e fazer descobertas maravilhosas. Você também merece!

(Bia se deliciando com o gostinho de descobrir a vida dos pequenos insetos....)


...é assim que as coisas acontecem; devagar e sem pressa permitindo que as descobertas sejam motivo de sonhar a cada segundo da vida.


(Impossível olhar e não fotografar...)

Abraços,

Françoise



23 comentários:

Renata disse...

Fran,

Tenho adorado vir aqui...parece que estamos descobrindo a Suecia junto com voce...muito legal isso...te agradeço por compartilhar!

Um abraço,
Renata

Lu Souza Brito disse...

Fran,

Imagino quanta novidade em sua vida hein! Nunca sai do Brasil, mas creio que esta adaptação as vezes deve ser engraçada, outras vezes penosa.
O bom é que vamos descobrindo dia a dia com você!
beijos

Françoise disse...

Renata e Lu,
É bom estar na companhia de vocês! Realmente esta adaptação muitas vezes é penosa mas necessária. Escrever no blog me traz a reflexão à tona e isto também tem me ajudado muito.
Beijos pra vocês,
Fran

Tati disse...

Fran, você está tendo uma oportunidade única de ser criança novamente. De olhar o mundo com olhos virgens. O bom é perceber que você tem agarrado esta chance e bom também que você a divide conosco!
Um grande beijo.

Regina Guedes disse...

Françoise
Tem selinho para você lá no blog!
Bjs
Regina

Beth/Lilás disse...

Querida Fran!
Pensando bem deve ser uma delícia todo dia uma nova descoberta, ainda por cima quando não se tem mais 5 aninhos!
Aproveite bastante este lindo país, faça como na música de Ivan Lins:
"Guarde nos olhos a água mais pura da fonte
Beba esse horizonte, toque nessas manhãs
Guarde nos olhos a gota de orvalho chorado
Guarde o cheiro do cravo, do jasmim, da hortelã"

beijos grandes cariocas

wcastanheira disse...

Uauu, sua página está muito linda, um adelícia passear por aqui e fazer belas leituras um belezura meeeeesmo, pra vc bjos, bjos e bjosssssssssssssssw

Kamyla disse...

Adorei!!!!!
Me intitulo de esponja, pois quero sair sugando tudo desse país... erros só acontecem porque tentamos, porque estamos a procura do acerto!!!!!
Estamos no caminho certo...e adorei a sua filha, super desenrolada!!!!
Gde bjo!!!!!

Gina disse...

Esse novo olhar sobre as coisas é muito bom. Ainda está num clima de turista, não? Isso é ótimo!
Bjs.

Françoise disse...

Oi Tati e querida Beth,
Estou agarrando mesmo, me sentindo uma criança as vezes mesmo nao tendo mais 5 aninhos, acho que não sabia o que era viver, só pensava em trabalhar...rsrrsrs
Beijinho procês,

Françoise disse...

Castanheira,

É um prazer recebê-lo, sea bem vindo. Agradeço pelo carinho,
Bjossss

Françoise disse...

Oiii Gina,
É sim , clima de turista e também de moradora que tenta se adaptar a muitas novas situações...kkkkk
Bjos

Françoise disse...

Oieee kamyla,
A Bia é mesmo uma figura! fala cada coisa.....e só com cinco anos. está se adaptando tbem e quer ensinar a irmã!!!!!!
bjocas

Elaine disse...

Vou esperar o livro, hein....
Descobertas são sempre imprevisíveis, mas geralmente nos torna melhor.
Adorewi a foto com o gato!
Beijos!!

Denise Portes disse...

É isso mesmo, as coisas acontecem devagar, o bom é a gente aprender a ficar feliz com agora e não viver do passsado e do futuro.
Aproveita esse momento de descobertas que é maravilhoso!
Beijos
Denise

Françoise disse...

Ih Elaine, o livro?? Espero que não saia livro nenhum pois será sinal de que os furos aumentarão cada vez mais...kkkkkk
Bjos


Obrigada Denise, as vezes tenho umas crises de saudades mas estou sendo firme aproveitando os bons momentos.....
Bjokas

Dani Franken disse...

Ai Fran, que lindo texto e tão verdadeiro, tão carregado de sentimentos... Vc é ótima!
Beijos,
Dani

Rozani disse...

Oi Françoise!
Eu adoro ler seu blog.É uma inspiração tudo que vc escreve e está vivenciando, a cada descoberta do desconhecido.Eu ñ sei se conseguiria me adaptar a um lugar tão diferente de onde eu moro.O frio pra mim é a pior parte.Gostei muito da sua blogagem alaranjada.
Sabe, eu tenho loucura de conhecer a Europa...mas se fosse pra morar...talvez.
Bjs,Rozani

Dani dutch disse...

OI Fran, tudo bem?
Fran moro na Holanda a quase 1 ano e meio, e assim que pisei aqui, fui dia -a-dia andando pelo meu bairro, descobrindo novos caminhos ao centro, novos parques, e com essas andaças todas, abri meus olhos para a natureza, e foi uma viagem sem volta, até hj mesmo no inverno é possível ver como ela é bela.
Bjuss

Françoise disse...

Dani Etoile
Agradeço pelo carinho viu???


Oi querida Rozani,
Sempre achei que não sairia do Brasil por nada e que não conseguiria me adaptar mas a gente se surpreende e se encanta. Experimente quando tiver oportunidade.


Dani Dutch,
Não sei te dizer como foi , mas estou apaixonada pela natureza e isso brotou em mim de maneira explosiva.....


Bjos pra vocês e obrigada pela visitinha!!!!

Isadora disse...

Fran, aos pouquinhos a cidade se descortina e entre erros e acertos, o importante é que vocês estão juntos, felizes e temos a web para aproximar.
Um beijo e bom dias das Mães para vc

Anônimo disse...

Fran,
Eu amo suas histórias e descobertas
Beijinho e ótimo fim de semana
Yoyo

Anônimo disse...

olá Francoise!
Acho que esse é meu primeiro comentário, mas já não é a primeira vez que venho espiar. :)
Adoro ver como outros brasileiros vëem a Suécia, principalmente em circunstâncias diferentes da família: com a família toda.
Sobre os feriado e festas, sabe que até eu perco uma e outra? Digo 'até eu' porque eu moro com meu namorado, sueco, mas ele esquece que sou estrangeira e que preciso de maiores explicacões! rsrs
Mas enfim, também adoro aprender sobre a cultura daqui, fico de olhos bem abertos e sempre exigindo explicacões pro que não consigo resolver sozinha na minha cabeca. Vivendo e aprendendo, certo? :)