27 maio, 2010

Um canto pra chamar de meu...


Nunca fui cozinheira como mãe e irmã Flávia são, mas de verdade isso nunca me incomodou. Preferia mesmo lavar louças e varrer uma casa a picar cebolas , bater bolos e assim vai…. Mas o amor aconteceu. Um cantinho que gostei mesmo não sendo por mim decorado e organizado com as minhas coisas. É aqui que fico sozinha e acompanhada de minhas ferramentas . Converso comigo, divago no tempo, olho pela janela e o dia passa. Brigo com as panelas e com o fogão que resolve queimar tudo ao mesmo tempo que me ajuda a servir o que fiz de melhor no dia. É ali que o calendário está e consigo acompanhar de perto quantos dias faltam pra receber mãe e amigas. É ali que sento e choro de saudades e de alegria por estar aqui mesmo que longe, saudável e cheia de vida.

Lugar de novidades, de surpresas, confidências e descobertas. Ensino e aprendo na cozinha. Enquanto cozinho, Beatriz e Laura realizam com alegria as tarefas que planejo matando a saudade de ser professora. É ali que recebo com um café as visitas brasileiras que são poucas mas me deixam cheia de entusiasmo . Um canto só meu e de todos.



(Pintura em acrílico, "Minha família" , por Laura F. Moraes)
...intitulado por ela

Todos os dias aprendo na minha cozinha como separar o lixo que nunca foi exercitado por mim no Brasil. Separando o lixo, compreendo que nem tudo é lixo. Dias atrás resolvi recolher o coador de café para secá-lo e decorar uma capa de caderno. Há também latinhas e potinhos plásticos que transformam-se em arte do Mr. Maker, personagem da Discovery Kids .



(Pintura em acrílico, "Boat Malmö ", Beatriz F. Moraes)

intitulado por ela e melhor, em inglês!

Hoje ela encontra-se um pouco diferente, sendo meu local predileto, tentei colocar alguns objetos do meu gosto. Na mesa não pode faltar uma toalha bem colorida com um vasinho de flor, na parede quadrinhos pintados pelas minhas artesãs menores decora e alegram o espaço. Cozinhar aqui é menos dolorido, é mais simples e prazeroso. É exatamente nesta intimidade que me debruço e, por instantes posso dar as costas para o mundo.


Esta sueca abrasileirada cozinha faz da minha morada o meu lar. Pode entrar. Tire os sapatos como fazemos nós e fique a vontade. Ela também é sua!

Participo hoje da Brincadeira "Vida Simples" idealizada pela divertida Mila Viegas do blog "Mila's Ville - Open- House. O tema sugerido para semana é : Vida Simples no Lar!

39 comentários:

chica disse...

Que linda tua participação e já entrei e sentei junto às crianças...beijos,tudo de bom,chica

Kamyla disse...

Adorei seu cantinho...lindo post!!!
Na cozinha desabafo algumas vezes tb...e aproveito o lacrimejar da cebola para chorar um pouquinho tb,rsrsrsrs.
Gde bjo e uma ótima semana.

Unknown disse...

Com licença, que já tô entrando...adoro estar na cozinha, é o meu lugar favorito da casa dos amigos...é na cozinha que eu me sinto mais à vontade, que eu me solto, me sinto mais eu, mais feliz!

Engraçado, como mesmo virtulalmente a gente acaba fazendo parte da vida das pessoas...como é bom saber que do outro lado do mundo, do outro lado de um outro monitor, existe gente igual a gente, que chora, que ri, que sente saudade, que alimenta seus filhos, e que olha a sua vida passando através de uma janela!

Mais uma vez, te desejo tudo de muito bom nessas terras longínquas!

Um abraço,

Françoise disse...

Chica, kamyla e Renata,
Bom dia,
Acho que é exatamente na simplicidade da vida em que nos parecemos tão iguais e nos aproximamos mesmo que virtualmente, como não gostar de um cantinho da casa que é tão nosso e de tantos não é???
Agradeço a visita,
Abraços apertados em vocês!

Beth/Lilás disse...

Fran querida!
E você viu que eu também gosto de estar na cozinha com uma xícara de café bem quentinha, né!
Tua cozinha é mesmo aconchegante aí nesta bela Suécia e quando eu aparecer por aí, por favor, nada de frescuras, vamos pra cozinha bater papo e tomar um chocolate quentinho, ok.
beijos cariocas e boa semaninha!

Françoise disse...

Ei Beth, que prazer seria receber você na minha cozinha, quanta alegria! Olha que iria tentar não ter frescuras mas iria ficar preocupada em fazer delícias pra te agradar , venha logo, tô esperando!!!!!!

Bjos milllll.....

Glorinha L de Lion disse...

Oi minha querida! Se pudesse, bem que ia pra sua cozinha...vc fazia o café e eu levava o bolo!
Conversaríamos sobre a vida, as tristezas, as alegrias, te daria uns abraços bem apertados, abraço de mãe, pra vc poder matar um pouco as saudades da sua....e riríamos e contaríamos causos...e as suas meninas desenhariam a "tia" Glorinha com seus lápis de cor....mas não faz mal...em pensamento, enquanto te escrevo, estou aí, ao seu lado, comendo o bolo que levei e tomando o seu cafezinho bem brasileiro...receba o abraço e o carinho de uma amiga que apesar da distância, se sente próxima a vc e em casa na sua cozinha...beijos!

Françoise disse...

Glorinha , tô aqui imaginando eu, vc e a Beth em casa tomando café e contando boas histórias..... Enorme prazer desvirtualizar essas duas pessoinhas admiráveis, venham logo, fazemos o bolo aqui mesmo, precisa trazer não!!!!!

Bjos mil procê querida!!!!

Tati disse...

Fran, que cozinha linda e espaçosa. Assim dá até vontade de se aventurar nos quitutes!
Quero ser convidada para esta festa, hein! Já virou festa, né? Tô na lista?
Beijos.
Adorei as artes das meninas. E quase esqueço de comentar, depois que começamos a separar o lixo para reciclagem no meu prédio também tenho prestado mais atenção às coisas e sinto menos vontade de descartar embalagens de isopor, garrafinhas de iogurte, latas de batata frita, etc. Vira tudo sucata para o Mr Maker também aqui! hehe
Beijos.

Françoise disse...

Ehhhh Tati, minha lista tá aumentando e cheinha de pessoas queridas, não caberia tanta alegria em mim, vamos fretar um avião e fazemos logo uma festa? Para o Bê vou guardar os potinhos pra ele ajudar as meninas a fazer arte, bastante arte!!!!

Tô brincando não, venham logo.

Bjos Tati.

Regina Coeli disse...

Olá Françoise,
Quando fazemos uma releitura do que nos cerca, certamente descobrimos tesouros que passaram despercebidos aos nossos olhos...
Que bom sua cozinha se transformar em um recanto especial e ainda mais com a decoração das duas pintoras BEATRIZ e LAURA.
Que Deus os proteja a cada dia e que você possa exercitar sempre a grande ARTE DE SER FELIZ, mesmo estando distante daqueles que deixou no Brasil.
Beijinho carinhoso para as meninas e meu abraço caliente para você!!!
Regina Coeli

Unknown disse...

Olá!
Cozinha é um lugar maravilhoso na casa. A minha é pequena, mas sempre estamos fazendo bagunça nela..rs
Adorei teu post!
Prazer, voltarei mais vezes!

Celia disse...

Andei sumida. Estava com visitas do Brasil. Adorei seu cantinho. Sua cozinha é muito simpática. Q. cheguei aqui na Suecia, nao sabia fazer NADA na cozinha. Com o tempo fui aprendendo e hoje, adoro cozinhar e a cozinha ficou sendo meu lugar favorito. vou entrar na sua e aprender mais com vc. Bj

Lúcia Soares disse...

Françoise, a cozinha é emsmo um lugar aconchegante. Aqui em casa, mesmo ela não comportando mesa e cadeiras, o pessoal ficava em pé, apoiados na bancada d apia, garrafas e copos ali pousados. Cantávamos, ríamos, era um lugar de alegria. Depois que as crianças de todos cresceram, e já saiam sozinhas, os encontros terminaram e hoje minha cozinha é só pra cozinhar mesmo! rsrsr
E, olha, estou nessa lista de encontro aí, apesar do medo de avião. Mas eu e a Beth nos damos as mãos, rezamos, e lá vamos nós!
As obras das filhotas estão lindas. Merecem mesmo ficar expostas.
Beijos!

Bordados e Retalhos disse...

Adorei esse texto e de sua cozinha consegui sentir até o cheiro . Cheiro da saudade, cheiro do carinho. bjs amiga

Fla disse...

Bom, acho que eu nem preciso dizer que é meu lugar preferido em casa né?
A sua parece calma, aconchegando e cheia de vida com essas princesas!
=)
Beijos

Françoise disse...

Regina,
Você é sempre muito carinhosa, grata mesmo, minhas filhas também agradecem!!!Abraços carinhosos!!

Crica,
Seja bem vinda, agradeço o carinho.

Celia,
Que bom que voltou, mas estava ocupada por uma boa causa nao é? Também nao gostava de cozinhar não, estou aprendendo e também curtindo este novo afazer.....Abraços!

Lucia,
Tô aqui só anotando as que irão vir, ja te coloquei na minha lista tambem , de verdade hein, e nao venha com essa de medo não , eu também tenho medo mas cê vai ver que nem percebe que esta em um avião. Tô só esperando......
Bjos mil....

Eliane disse...

Cozinha sempre foi e sempre sera o melhor lugar, seja aqui ou ai na suécia, basta ter amor e pelo visto o seu esta se multiplicando, não bebo café mas bem que gosto de sentar aqui e conversar com vcs. Muitos beijos do Brasil pra vc!!!!!!!!!! E viva sua simples cozinha que consegue juntar gente ao redor do mundo com vc.

Yo Neris disse...

A vida às vezes nos impõe desafios que nos fazem crescer, mudar conceitos, reprogramar a própria vida e isso é algo que eu adoro...Essa dinâmica chamada viver.
Gostei demais do seu cantinho e como sou ligada às artes devo dizer que as pequenas pintoras aí prometem.

Quem sabe, antes de você voltar, eu não resolvo ir conhecer seu novo país e lhe fazer uma visita...
Bjo no core minha flor

Astrid Annabelle disse...

Ah!!!Françoise!!!
Gostei demais desse seu cantinho...e se tiver festa pode contar comigo...
Adoro o aconchego de uma cozinha cheirosa, perfumada de amor.
Lindas pinturas das suas artistas mirins!!!
Hoje cheguei mais tarde...estava de "ressaca" da viagem e da festa de ontem!!!Mas não me esqueci de você!!!
Um beijo grande e carinhoso.
Astrid Annabelle

Jordana Flávia disse...

Oi Françoise! Eu não sou muito íntima da cozinha, a não ser na hora de fazer as refeições, que eu imagino que aí devem ser simplesmente uma festa com as meninas! Eu ainda não tenho filhos mas curto todas as crianças que aparecem em volta e adoro ver o mundo com os olhos delas porque fica tudo muito, muito simples! Talvez até cozinhar...
Flores e cores pra você! E eu também quero ir à sua festa!

Denise disse...

Tuas decoradoras fazem a arte mais linda dessa vida - o amor. Senti até aromas nesse canto que chama de seu - e onde a simplicidade encanta pelo aconchego, a harmonia e a alegria infantil.
Muito gostoso seu canto. Muito gostosa sua narrativa.

Bjos

DOIDINHA DA SILVA disse...

Que delícia o seu cantinho...
Adorei ter conhecido o seu Blog e suas meninas também...

Isadora disse...

Oi Fran mais um pouquinho de você por aí que nós daqui podemos compartilhar.
Imagino que a saudade de todos deva ser imensa, mas acredito também que poder estar com sua família juntinha e reunida aí também é um presente.
Adorei a decoração feita pelas pequenas.
Um grande beijo

Fátima disse...

Delícia de cozinha, é sem dúvida o melhor lugar da casa, onde só recebemos quem já nos conquistou e com quem não temos mais formalidades que abafam o afeto.
Mudanças são sempre bem vindas para nosso crescimento pessoal, levará dessa experiência fortes lembranças e ajustes que só lhe fortalecerão.
Lindas as futuras artistas, rs.

Fique em paz.
Beijinho com carinho.

elaine regina disse...

Oi,Françoise
Você escreveu com o coração,me senti dentro da sua cozinha.
Esta é uma parte da casa que gosto muito,minhas lembranças mais queridas são de reuniões na cozinha da casa de minha mãe com muita comida,conversas e brincadeiras.(Eu nasci em Sorocaba).
Beijos. Elaine Regina

She disse...

Oie passando rapidinho pra te deixar beijinhos e dizer que não esqueci daqui não, tá? É que tô tão atolada de trabalho... mas virei com mais calma depois pra te ler... bjo, bjo!
She

Anônimo disse...

Nossa cozinha é nosso jardim das delícias, mesmo!!! Quero participar dessa festa aí hein. Me avisa o dia que...tô chegando. Eu faço as pipocas.... bjsssss

Lu Souza Brito disse...

Oi Fran,

Quando morava na casa da minha mãe eu sempre fugia da cozinha na hora de preparar pratos, já que eu era a que só sabia fazer o básico. Minhas outras 3 irmãs são chefs de cozinha (uma com certificação e tudo) então eles sempre foram muito metidas e me esnobavam.
Eu ia só na hora de comer, ahaha, e também preferia a parte da limpeza que do cozinhar. Hoje em dia eu adoro a cozinha aos finais de semana. Adoro inventar, adoro ficar ali com marido, enfim...
Eu adorei seu cantinho e por isso já tirei o calçado e sentei a mesa. Dá um cafezinho????

Françoise disse...

Eliane,
Pena que não nos reunimos literalmente ao redor desta mesa né?
Bjos procÊ!

Oi Yoyo,
Realmente esta vida nos surpreende e acho que tô até gostando de cozinhar, meu marido gosta de tudo,assim fica fácil não é? Grata pelo carinho com minhas pequenas....ehhhh
Beijinhos

Astrid,
Quer dizer que posso te colocar na lista?Eba!!! Será um prazer, fico feliz que seu aniversario tenha sido só alegrias, obrigada pela companhia.
beijos

Oi Jordana,
Que lindo nome, é um prazer conhecê-la ainda mais na minha cozinha, ehhhhh...realmente cozinhar com estas pequenas por perto é uma festa, elas ficam com os olhinhos brilhando pra ver o que estou fazendo, a Bia já até quer ajudar a guardar a louça....

Bjos procê!!!

Françoise disse...

Denise,
Agradeço pelo carinho, é bom recebê-la aqui em minha cozinha,
Bjos

Oi Monica,
é um prazer , volte sempre, que bom ter gostado do meu canto....
Bjos

Olá Isa,
Minhas meninas adoram uma arte, nos dois sentidos ...kkkkk, querem pintar tudo!!!!
Legal que sua filha também se chama Beatriz, a que "faz os outros felizes".....

Bjos mil

Fatima,
realmente a cozinha sempre foi o lugar predileto de toda a minha família (mineira) e aqui não poderia ser diferente....
Bjos e volte sempre!!

Françoise disse...

Olá Elaine,
Conheço pouco Sorocaba mas já vi que sua família também aprecia uma cozinha ...e quem não gosta????
Bjos

Oi She,
Obrigada por passar, bom trabalho para você!!!!
Bjos

querida Marli,
Que legal, vamos comer pipoca e conversar muito, sabe fazer pipoca doce???? Hum......venha logo!!!
Bjos mil e agradeço a visita!


Ei Lu
Quer dizer que sua família tbem é expert na cozinha? Nós é que somos do avesso né? Minha irmã e minha mãe tbem ficam até hoje tirando sarro de mim, dizem que não sei cozinhar direito, nem ligo, eu acho tudo uma delícia e estou aprendendo..... receba meu café, espero que goste, tem dias que sai fraco demais e outros bem forte, nem isso acerto..kkkkkk

Bjos

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!

Unknown disse...

Ohhhhhh, que beleza de texto! Me senti na sua cozinha. Realmente acho que não existe lugar melhor para saborear um café, bater papo, fazer planos, e até mesmo pensar na vida. Quem é que não gosta de uma cozinha mesmo que não seja pra cozinhar?
Eu amo!!!

P.S.: Não pude visitar todo mundo ontem, mas hoje estou tirando este "atraso"... rsrs

Sorry!

Beijocas

samarasimplesassim disse...

Oi Fran, obrigada pela visita. Adorei seu texto e juro que tbém não gosto de cozinha, mas estou aprendendo...kkkk. Estou ainda xeretando seu blog e vou voltar mais. Sua forma de descrever as situações são bem claras e parece que até visíveis. Bjo grande, Samara

Luma Rosa disse...

O amor transforma e cria as formas mais prazeirosas de bem viver em família!! Beijus,

orvalho do ceu disse...

Olá, também estou participando e gostei da simplicidade com que foi colocando as lindas fotos...
Ficou tudo bem bonito e simples como o Tema da Blogagem Coletiva.
Bjs

Somnia Carvalho disse...

Ai que texto lindo dona chorona... assim me faz chorar tambem...

lembro exatamente da mesma sensacao Fran... de nao ser mais a professora ativa da sala de aula para estar quieta numa cozinha aconchegante no inverno da suecia... preparando a comida do angelo e lembrando do brasil, ao mesmo tempo feliz de estar aqui....

e serao ainda tantas outras lagrimas e tantas outras certezas que te farao eleger coisas simples assim para sua vida...

adorei...

Françoise disse...

Mila, Sa, Luma e Orvalho,
Agradeço a visita na minha cozinha, venham sempre.
Bjos

Sonissima,

Fico feliz toda vez que vem aqui, é bom conversar com voce mesmo que pelo blog, parece que vc entende minhas palavras e assim me sinto menos culpada por estar as vezes tristonha . Fico um pouco assustada pelo que ainda há de vir, maldita ansiedade....
Bjos