04 junho, 2010

Amigos...


Olá gente boa,
Para quem passou por aqui nestes últimos dias e leu o meu desabafo, digo que estou bem. Na verdade quando escrevi tentei dialogar comigo mesma no sentido de compreender meu desânimo. Aqui como em qualquer cantinho do mundo, passamos por altos e baixos. Penso que não devemos ficar encontrando culpados para as situações que devem ser resolvidas por cada um de nós . A medida que buscamos nos entender , conseguimos amar o próximo com maior facilidade compreendendo as diferenças e integrando-nos da melhor forma possível às diferentes culturas e pessoas.
PS.: Quero compartilhar que me inscrevi no curso de sueco. As aulas começarão em agosto. Agora vai. Tem que ir!

Já que no momento escrevo sobre o "ser" com o objetivo de me compreender, também hoje participo da blogagem coletiva "Vida Simples" cujo tema são os Amigos.

Pode não parecer mas sou extremamente reservada . Uma mistura de Françoise que gosta de sair a baladas noturnas com amigos e marido e também dormir muito ou fazer minhas coisas quetinha no silêncio do meu quarto. No Brasil , tenho bons amigos. Amigos mais íntimos , outros do tempo de colégio , alguns que conheci por outras amigas e se tornaram mais que amigos, outras que agora são comadres. Amigos de juntar as panelas, de falar bobeiras, amigos de sentar e desabafar, de conversar sério.....amigos, amigos....

Nos meus dez anos trabalhando em colégios da prefeitura, conheci pessoas que tornaram-se pra sempre amigas. De qualquer hora, pra o que der e vier. Em onde estiver. Em julho receberei amigas e matarei a saudade de falar de trabalho, de problemas familiares e até de questões pedagógicas . Daremos boas risadas juntas marcando pra sempre a vida de cada uma de nós mesmo que em momentos simples sentadas no sofá comendo pipoca e tagarelando sem parar. Não importa.

...Ana, você fará falta neste sofá!


...alguns dos momentos com amigos no Brasil.
Em respeito aos mais reservados, postei apenas estas acima.
Não tenho a intenção de excluir nenhum deles.


Nesta minha temporada na Suécia, sei que lembrarei pra sempre das pessoas que conheci e que ainda conhecerei aqui. Pessoas que no momento fazem a diferença na minha vida só por me dizerem olá, de onde vem, quanto tempo ficará aqui....



Eu e Somnia, amiga virtual e real.

Muito mais daquelas que me fazem enxergar as situacões como elas devem ser e não como eu as desejo. Daquelas que me ensinam a utilizar de maneira correta a lavadora de roupas, que brigam comigo pois quero fazer tudo pelas meninas não deixando que desenvolvam sua autonomia como os que aqui fazem.



...atrás do marido, Cintia- sempre preocupada com nosso bem estar e
casal de amigos . Ele brasileiro e ela sueca.
Malmö, março de 2010


Não fará diferença por quanto tempo eu conviver com estas pessoas aqui, mesmo que seja passageiro, que dure apenas um inverno, as lembranças ficarão para sempre. Todos serão testemunhas vivas da minha vida por esta gelada Suécia. Cada rosto que por mim cruzar, recordarei com alegria de um momento vivido mesmo que na simplicidade dos atos. Bastará um gesto, um perfume, uma música ou apenas um hello.



Lilian brasileira e Thomas, sueco apaixonado pelo Brasil .
Bia e Laura com Linnea e Victor,
filhos do divertido e simpático casal que conhecemos na escola delas.
Lund, maio de 2010.


Aos meus amigos
de sempre:
Márcio, pais e irmãs,
o meu amor!



29 comentários:

chica disse...

Que legal e que bom que estás inscrita no curso e que estás bem.beijos,linda semana,chica

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Françoise!
Falar de amigos não é tarefa fácil, porém seu post ficou lindo!
Devo ressaltar que, por outro lado, se tornar uma amiga sua não é nada difícil. Como não gostar desse encanto de pessoa que você é?
Adorei ler sua história em relação às suas amizades.
Beijo grande e gostoso!
Astrid Annabelle

Françoise disse...

Bom dia Chica,
Vamos ver se agora eu aprendo a língua e consiga me comunicar mais com as pessoas.... Estou me sentindo "analfabeta", ehhhhhh
Beijos

Oi Astrid,
Bom dia pra você também,
Realmente falar de amigos não é fácil, as vezes as palavras não conseguem traduzir o que o coração fala. Só o que sei é que els fazem muita diferença na minha vida.
Obrigada pelo seu carinho, pelas doces palavras.
Beijos e ótima semana!

Tida disse...

Que lindo! Você conseguiu falar de um montão de amigos sem despertar ciumes. Porque amigo é pessoa ciumenta. Se fica de fora, então...
E realmente amigos de sempre e para o que der e vier é a família mesmo. Parabéns. Belos amigos.

Regina Coeli disse...

Olá minha Querida Françoise,
Quantos AMIGOS você deixou aqui!!!
E agora procura descobrí-los ai.
Essa é a beleza do ser humano "estar sempre em construção".
Quando a saudade apertar lembre-se das pessoas maravilhosas que você reconhece como AMIGOS, respire fundo e sorria, pois a vida é bela, apesar de...
Seu post ficou muito bonito!!!
Beijiho doce,
Regina Coeli

Françoise disse...

Oi Tida,
Realmente a família é pra toda hora. Quanto ao ciume, quando se ama é pra sempre, esse sentimento por vezes aatrapalha a relação, não dá não!!!!

Beijos


Regina,
Que bom vê-la por aqui,
Realmente não tem sido fácil mas tenho buscado o equilibrio e o percurso natural da vida pra me adaptar. Vou me lembrar de vc quando tudo parecer sem solução, vou sorrir e respirar fundo sim. Grata pelas palavras de amiga.
beijos

Eliane disse...

Françoise, aqui vc deixou muitos amigos, mas tenho certeza que num piscar de olhos vc tera um roll de amigos especiais ai também. Aprenda sueco isso vai ser muito interessante , lembre-se que na escola fazemos sempre grandes amigos e com vc não vai ser diferente. Um beijão da sua "amiga virtual no Brasil"

Lúcia Soares disse...

Françoise, fazer amigos não é fácil, conservá-los também não é.
Mas você consegur isto, percebe-se.
Também sou amiga, pra mim é facílimo me abrir, tenho um certo sentido que me mostra onde encontrarei abrigo.
Espero nos conhecermos um dia e eu poder confirmar minha amizade e meu carinho.
Beijos!

Françoise disse...

Oi Eliana, também espero fazer ainda muitos amigos por aqui, tô aberta pra isso...
Beijos


Oi Lucia,
Como disse lá no seu blog, escolhemos cantinhos na net onde percebemos mais afinidade e isto é prova que mesmo virtualmente o carinho e a amizade existem. Também espero encontrá- la pessoalmente, você é especial.
Beijos

Cadinho RoCo disse...

O cultivo das amizades é sempre muito importante.
Cadinho RoCo

Tati disse...

Adorável Fran, amei seu post sobre os amigos que te rodeiam. São privilegidos!! Você é muito especial e uma das amigas que quero abraçar, ouvir coração palpitando e gargalhada!
Aproveite bem seu tempo aí, o curso deve te ajudar não apenas a entender a lingua, como a conhecer estrangeiros tão perdidos como você nesta terra! Será uma experiência ótima. Agosto está pertinho...
Beijos.

Lu Souza Brito disse...

Olá Fran,

Ter amigos e mantê-los é uma dádiva, nem sempre podemos ter todos por perto, infelizmente. Mas sempre ficamos com um pouquinho deles...e eles levam um pouco de nós. Esta partilha é maravilhosa, nos acrescenta, nos faz crescer, conhecer melhor o outro, nos aceitar melhor!
Beijos

celia disse...

Amigo é na verdade, uma coisa importante na nossa vida. Alguns deixamos onde moramos antes, outros, sao os novos que se vai descobrindo no novo pais. Alguns passam na nossa vida e deixam marcas que nunca queremos esquecer. Sao os amigos verdadeiros, com quem podemos abrir nosso coracao.
Quanto ao seu post anterior, confesso q qdo cheguei aqui, eu achava todo sueco antipatico, frio e reclamava muito. Com o passar do tempo, fui vendo q eles nao sao antipaticos com eu pensei. eles sao timidos, tem medo de incomodar os outros, de ser inconviniente. Dai passei a ve-los e entende-los com outros olhos. Já se passaram 21 anos e hoje tenho outro pensamento com relacao a eles. Bjoka.

Beth/Lilás disse...

Françoise queridona!
Você é uma dessas pessoas que se morasse perto de mim, seria amiga íntima. Gosto do seu jeitinho carinhoso e da forma que olha a vida, por isso as amizades se achegam, procuram-se. Eu acho que somos seres vibratórios de energia e, mesmo à distância, escolhemos e podemos perceber aqueles com que gostaríamos de conviver de perto e você é uma delas.
beijinhos cariocas

Françoise disse...

Oi Cadinho , prazer em conhecê-lo!
Abraços.


Olá Tati,
Saiba que a recíproca é verdadeira, tenho enorme desejo em conhecê-la pessoalmente, grata pelas palavras de incentivo. Quanto ao curso estou aguardando ansiosa pelo início.
Beijos

Oi Lu,
Meus amigos estão longe apenas fisicamente, é uma energia forte que nos aproxima pelas afinidades e carinho existente entre nós. Sinto saudade mas sei que devo ser paciente e neste momento encontrar novos amigos.
Beijos

Beth,
Não sei nem o que dizer com seu comentário, você me fez mais alegre hoje, já disse que vindo de você faz toda a diferença e acredite, é sincero, também sinto afinidade pelo seu jeito de ser. Espero conhecê-la pessoalmente. Você é querida!

Beijos mil.

Bordados e Retalhos disse...

Fran que bom que está conseguindo fazer amigos por aí. Imagino a dificuldade que vem passando num país estranho. Li o post anterior e me coloquei no seu lugar. Não deve ser fácil mesmo. Espero sempre dias melhores pra vc e sua família. Bjs querida

Renata disse...

Minha querida Fran,

Uma ótima postagem que se transformou numa bela homenagem aos amigos!

Quanto ao seu desabafo, digo que se sinta sempre à vontade pra desabafar através do seu blog, ou por email, caso se sinta mais tranquila...afinal, somos virtuais, mas somos amigos, da mesma forma, claro!

Um abraço carinhoso
Renata

Açuti disse...

Oiii Fran,

obrigada pelas palavras que me deixou...sabe as vezes, ando tão sozinha aqui no meu mundinho, filhos e cuidar de casa que esqueço que posso fazer alguma diferença...mas o que me escreveu, me deu tanto ânimo e tanta força...são nessas horas que vemos os belos e bons amigos que fazemos, obrigada!!!
A Ligia aprendeu, pouco, mas com boa qualidade o Sueco num curso oferecido pelo governo. Tenho certeza que vc tb se sairá muito bem!!!
Lindo seu post, cheio de carinho!!!

bjksss, tenha uma excelente semana!!

Yoyo disse...

Fran,
Só agora consegui passar por aqui. Minha conexão hoje resolveu teestar a minha paciência.
Realmente, cada pessoa que passa por nossas vidas deixa uma lembrança, uma marca.
Beijos

Isadora disse...

Fran que boa notícia a inscrição no curso. Agora vai - rs! Que bom que já está melhor.
Linda o seu post. Imagino a saudade que você deve sentir dos que estão aqui, mas que bom que você criou esse espaço para se aproximar deles e fazer com que tenhamos a oportunidade de conhecer você (ainda que virtualmente).
Um grande beijo

Françoise disse...

Oi Giovana,
Agradeço e tenho fé que dias melhores virão, já estão vindo!!
Beijos

Renata,
Agradeço pela força, já vi la no seu blog que posso contar, seu post disse tudo!
Obrigada mesmo,
Beijinhos


Oi Açuti,
Você se mostra uma mulher batalhadora , nunca desista dos seus sonhos, tenha fé!Agradeço tbem pela força no curso, tbem irei fazer um oferecido pelo governo.
Beijinhos



Olá Isa,
Estou melhor sim, os amigos virtuais tem me feito um bem danado.
Obrigada!
Beijos

Denise disse...

Bom dia, Françoise!!

Passei pra espiar a alegria de ter amigos - adorei!! - e pra te deixar um abraço cheinho de carinho, e pra te avisar que o Tecendo Idéias te espera pra retirar um mimo em sinal de boas-vindas, e tb em reconhecimento da beleza de teu espaço, aproveitando pra “selar” nossa amizade com “Charme”...rs

Tô te esperando lá, ok?
Bjos

celia disse...

Escrevi aqui no seu comentario e ao inves de sair meu nome, saiu amigos do grupo da meiroca. Eu faco parte desse grupo mas, nao entendi pq saiu assim. fui eu Celia quem escreveu. Bj

Ana Paula disse...

Oi amiga querida....

Como vc faz isso comigo??? já estou em lágrimas... de saudade e felicidade por tanto carinho....

Vc tbém faz muita falta por aqui, no sofá, nas cadeiras do Impéria, da SME, do Funil, Pub , enfim.....

""Amigos de verdade não se separam, apenas seguem caminhos diferentes!"" não é???

Caminhos diferentes que se cruzarão em breve...

Vc é especial e iluminada!!! Conte comigo sempre!!!

Mil bjossss....

Unknown disse...

Oi Fran

Que bom que tudo está tomando seu devido lugar. E agora, estudando sueco...vai arrasar!!!

Flor, os amigos são tudo de bom né.

Olha, deu tudo certo com as lembrancinhas, todos amaram!! Obrigada.

Vc viu como está frio aqui..? Ontem e hoje, já eram 11 horas e ainda tinha neblina...!! E às 5 da matina, estamos com 4º. Amoooo

Bjs flor e fique com Deus.

Françoise disse...

Ana ,
Amo todos os meus amigos, mas sinto muita falta sua, você é muito especial , sabe disso, fico aqui longe pensando e torcendo por você.
Obrigada pela amizade e carinho de sempre,
Saudades ....
Beijos amiga!

Fernanda Ribeiro disse...

Adorei Françoise! Obrigada pela visita no blog! Bjs

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Fran que linda.

Belíssima sua participação, muito real e cativante... amigos sempre são amigos, aqueles que o tempo e a distância nunca destrói!!

Parabéns pelo curso!!!

beijos no seu coração!

Luiza disse...

QUERIDA FRAN:
amei aleitura da parte deste blog,me reportei a mim mesma refletindo sobre o "valorizar as coisas simples"e descobrir que sou extremamente feliz...Parabéns pela iniciativa de entrar num curso de Sueco, agora vai...rs vai voltar mais culta para o brasil falando "suequez".beijo Luiza