19 abril, 2010

...vou de frutas vermelhas!



Hoje é dia de colorir a vida com a Glorinha e com os outros tantos amigos "blogueiros" na cor vermelha. Confesso que no dia a dia essa não é uma das cores que mais penso em usar. É quente, forte e me deixa mais agitada do que já sou. E agora? Difícil! Saia justa, apertada. Sim ; primeiro pelo desafio da cor sugerida pela Glorinha e segundo pois estava comendo muito e a saia realmente apertou!
E por falar em comida, quero contar sobre as frutas vermelhas destes suequinhos magrelos (que não leiam isso)!! Não sou muito fã de frutas mas essas me encantaram pela beleza da cor , pela delicadeza e pelo cuidado com que chegam até o nosso prato.

(...até me sinto descobrindo o mundo!)


O vermelho encontrado na culinária daqui é belo, de encher os olhos e o estômago! Os morangos, a framboesa, as maçãs e o mirtilo. Frutos que pela cor intensa, versatilidade e sabor peculiar acabam ocupando um lugar de destaque na culinária deste país.


A novidade pra mim é o mirtilo.


Também conhecido como arando, é um arbusto que pertence à família das Ericáceas e que cresce em sub bosques de florestas temperadas na Europa, vive em regiões onde o inverno é rigoroso.É uma planta medicinal da qual podemos usar todas as suas partes: da flor a raíz. Contém oxidantes que atuam na prevenção dos sinais de envelhecimento além de ser rico em vitaminas A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, acúcares, pectina e ácido cítrico. Deve ser exatamente pelo rico valor nutricional que é encontrada facilmente e até saboreada pelos pequenos. Na escola da Bia as crianças comem no horário de lanche e ela comenta que acha estranho. Estava acostumada a comer "porcarias" e hoje está aprendendo a conviver em espaços onde as pessoas têm uma alimentação mais saudável. Já experimentou diferentes pratos em sua escola durante o almoço e tem adorado! Come uma folhinha de alface e acha o máximo.Sempre acreditei que a forma como nos alimentamos são fundamentais para a concretização de hábitos mas dificilmente conseguia colocar isso em prática. Desde os meus quinze anos faço dietas. Hoje com a possibilidade de oferecer às meninas uma refeição preparada exatamente por mim tento balancear e oferecer outros pratos além da batata frita, do arroz e do feijão ( o que é uma tarefa difícil).

Um prato muito simples e saboroso que comemos em um restaurante daqui servido com um molho de frutas vermelhas. Não sabia ao certo o nome da fruta mas em casa experimentei fazer com o mirtílio e ficou uma delícia para acompanhar as almôndegas. Também fiz para comer com manjar de côco porém mais doce ;sem pimenta , sal e limão como acrescentei no outro.


(Almôndegas com molho de frutas vermelhas - este preparado por mim)



E as maçãs? Humm , essas são lindas e de sabor inigualável!!


(Foto tirada de dentro de um supermercado em Lund. Frutas fresquinhas e bonitas sempre.)

No Festival das Maçãs em "Kivik" , uma pequena vila no sul da Suécia, as maçãs viram obra de arte. Esculturas e quadros todos feitos com maçãs! O Festival celebra a campanha realizada há 20 anos pelos produtores locais em defesa da maçã sueca, durante a chamada "Guerra das maçãs". No ano de 1987, os Estados Unidos e a atual União Européia exigiram que a Suécia pusesse fim ao embargo contra a importação das maçãs, imposto pelo País a fim de proteger a produção local. A exigência provocou uma onda de protestos não só entre os produtores mas também entre a população, devido ao uso, no cultivo da maçã em outros países, de pesticidas proibidos na Suécia. O País acabou sendo forçado a abolir o embargo e os protestos deram origem a uma cruzada para promover o consumo da maçã sueca, produzida hoje em 15 variedades no País. Eu mesma nunca achei que carregaria na bolsa para um lanchinho em tardes na rua mas fiz e alimenta (os suecos fazem muito isso). Certamente para muitas pessoas essa é uma prática bastante familiar, não para "Françoise" que adora carboidratos ,doces e tudo que sustenta até ficar com a "barriga pesada"!!
Continuarei aqui nos próximos meses indo de frutas vermelhas e experimentando esse novo e alternativo "Mundo vermelho" de comer...

Quer me acompanhar?
Almoço: Filé de salmão com batatas e salada verde.


*PS: Tudo feito por mim!




29 comentários:

chica disse...

Nossa,que linda e caprichada participação! Muito boa e a mesa bem posta também ficou linda!beijos,chica e ótima semana!

Tida Vieira disse...

Oi, FRAN,
Que bom conhecer um pouco mais desse mundão sem franteiras através de você.
Você é bem criativa, inventando molhos com ingredientes diferentes tendo por base a cor somente. Parabéns. Seu post ficou lindo!

Unknown disse...

Olá, bom dia!

Tens razão, as frutas vermelhas na Europa são de uma vivacidade de tirar o fôlego, e eu adoro todas!

E esse molhinho está bem convidativo hein? Me parece delicioso!!!

Apesar das saudades do nosso país, morar por um tempo no estrangeiro tem muitas vantagens...está provado nesse seu post!

Felicidades, e uma ótima semana!
Abraço,
Renata

Astrid Annabelle disse...

Françoise! Bom dia!
Deliciosamente vermelho...adorei seu post!
Fiquei com água na boca!
Parabéns....
Tenha um lindo dia por aí, vermelhamente intenso!
Beijo
Astrid Annabelle

Cris França disse...

Ah amiga, eu amo uma fruta as vermelhas então...hummm....morango, cereja, maça, ameixa, ai que fome...rs melhor parar por aqui...rs bj grande!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Amei saber mais sobre frutas e claro que quero te acompanhar nesse delicioso quitute!

beijos e boa semana!

Lu Souza Brito disse...

Olá Fran,

Fiquei curiosa sobre esta frutinha. É doce? Ou daquele tipo que combina com qualquer prato?

Sobre as maças...ah, estas são sempre minhas amiguinhas, rsrs, porque sempre tenho uma na bolsa para um lanche rápido. Porque não gosto de comer frituras e outros lanches quando estou fora de casa e também por questão de economia e manter o peso.Então,no intervalo das refeições, pode procurar na minha bolsa: banana, laranja, maça, barrinha de cereal.
Beijos

Elaine disse...

Nossa que moça prendada!
Françoise, adorei sua visita e suas palavras, muito obrigada, venha sempre que quiser!
Sua postagem coletiva está apetitosa demais, até a próxima! Ah, virei seguidora!! Beijos!

Glorinha L de Lion disse...

Françoise querida, só de olhar essas frutas me deu água na boca....eu ia comer muito essas vermelhinhas todas...tb sou açucólatra, mas amo frutas, verduras e legumes...é o que me salva, pois consigo levar uma dieta numa boa...e a cor das frutas que vc escolheu enche os olhos...lindas!
bjs

Unknown disse...

Que post interessante, Fran!
Eu não conhecia o mirtilo, me parece azedinho e, se for, eu vou gostar pois não curto nada muito doce.
Adorei!
beijos

Manuela Freitas disse...

Olá Françoise,
Gostei muito do teu post, pelas informações que passaste, sobre o mundo onde estás a viver!...
Muito interessante! Vivo no espaço europeu, mas há pouco tempo é que descobri o mirtílio e gostei. Sobre a comida sueca, tenho perto uma grande loja Ikea, onde servem comida sueca, que não gosto muito, têm realmente um bocado a mania das almôndegas, que parecem fabricadas em plástico!...
Obrigada por me permitires entrar nesse teu mundo, que tem bem o «vermelho» da tua vibração própria.
Beijinhos,
Manú

Eliane disse...

Gostei de ver seu vermelho, não imaginava que cultivavão maçãs na Suécia. Um beijo da Eliane

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

FRANÇOISE QUERIDA ADOREI VER VC POR AQUI VOLTE MAIS VESES!!!
BJIM

Tati disse...

Oi! Cheguei aqui pela blogagem coletiva da Glorinha e adorei o que li. Aqui em casa temos o hábito de comer muitas frutas. Não são as vermelhas da Europa, mas as tropicais do Brasil. Acho uma boa iniciativa tentar modificar padrões alimentares por outros mais saudáveis, mas comer deve ser feito com prazer!
Um beijo.

Vivi disse...

Frannnnn!!!
Se vc me convidar eu vou!!!..rsrsrsr
Tudo lindo!!! e apetitoso!!!
Adorei!!!!
bjs

Isadora disse...

Nossa, lindíssimas imagens... fiquei com água na boca!
Um beijo

Anônimo disse...

Hummmmm!
Deu uma fominha!
Lindo post!
Bjs.

Unknown disse...

Fran que delicia, você vai dar a receita do molho né? E que maravilha, vc já viu pé de maçãs por aí, é meu sonho colher uma maçã do pé!
Amei e aprendi!
bjks.

Rozani disse...

Oi Françoise!
Amei de paixão seu post!E paixão é vermelha!
Gostei muito de saber sobre as frutas.Que elegância esta mesa.Gostei demais!
Bjs,Rozani

Anônimo disse...

Fran,
Eu adoro as frutas vermelhas(não tanto a maçã)
Esse foi um post para se comer com os olhos, hein!
Bjos
Yoyo

Gina disse...

Coincidentemente, hoje colhi morangos silvestres e framboesas americanas na minha vizinhança. Viraram sorvete!
Boa semana!

Luma Rosa disse...

Nunca imaginei que almondegas pudessem levar esse molho! Vivendo e aprendendo! Também sei que uma maçã por dia, ajuda no combate ao colesterol alto e se faz uso de frituras, bom fazer como os italianos, que comem a fruta antes das refeições - no mínimo meia hora antes - para preparar as enzimas digestivas!
Que legal essa escola!! Aqui nada disso é feito!! Beijus,

Beth/Lilás disse...

Françoise querida!
Que maravilha seu post vermelho!
Eu comi muito dessas tais frutinhas vermelhas quando estive na Inglaterra ano passado. Achei gostosinhas, mas nada demais. Agora, não podia imaginar que pudessem ser servidas com almôndegas!!! Acho que deve ficar gostoso sim.
Muito legal sua iniciativa de mãezona em criar nas filhotas os bons hábitos na alimentação. Parabéns!
beijos cariocas vermelhaços

A DONA DO MUNDO LEILA disse...

Olá Françoise,
Hummm... cheguei tarde será que sobrou um pouco de salmão com batatas?
Adorei a postagem,adoro frutas com certeza ,ia gostar dessas tb.Beijocas apareça sempre aqui no MEUMUNDO+TRÊS

Lúcia Soares disse...

Oi, Françoise. Acabei de me "cadastrar" em seu blog e sou sua seguidora número 40!!!Oba!!
Levo algum prêmio?rsrsrrs
Sua postagem está linda.
Hoje estou de laptop, "apanhando" do teclado. Depois volto. Bj

Fátima disse...

Fran, amo uma mesa bem posta, essa está linda, valoriza qualquer cardápio, parabéns.
Nos apresentar os hábitos de outras culturas está sendo uma delícia, esse seu molhinho dever estar dos Deuses .

Adorei tudinho.
Beijo.

Françoise disse...

Olá,
Agradeço o carinho e a visita de todos.É muito bom vê-los aqui , assim não me sinto tão só aqui nesta distância.
Olha, a mesa na foto acima nao fui eu que fiz não, é foto da internet, o máximo que consigo é fazer são as comidinhas....kkkkkkk
Bjos a todos,
Fran

Anônimo disse...

Olá Françoise,
Hummmmm, que coisa mais linda e mais gostosa! Deus do céu, isso é maldade, tô com água na boca! Lindo seu post. Parabéns!
http://marliborges.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá...
Seu blog é muito legal, adorei conhecer. Senti que vc curte as saudades do Brasil de uma maneira leve e alegre. Venha conhecer meu Blog, vai ser um prazer recebê-la! essa blogagem coletiva que vcs fazem é muuuuito legal, parabéns!Um beijo